Ribeirão Pires dá andamento à elaboração do currículo da Educação Infantil

Foto: Divulgação / PMETRP

 

Ação da Prefeitura, com a participação da comunidade escolar e da sociedade civil vai ao encontro da proposta da Base Nacional Comum Curricular (BNCC)

A Prefeitura da Estância Turística de Ribeirão Pires, por meio da Secretaria de Educação, dá andamento às etapas da construção do currículo da Educação Infantil Municipal. Em reuniões semanais, profissionais do setor, pais e representantes do Conselho de Educação elaboram o documento que será diretriz para essa fase do ensino.

Os encontros contam com a participação da pedagoga e mestre em linguística aplicada, Regiane Ibanhez Gimenes Berni, que contribuiu na elaboração dos currículos de Santo André e do Estadual. De acordo com a pedagoga, nesta segunda etapa da elaboração do documento, os participantes foram divididos em quatro subgrupos. “As equipes estão produzindo os fundamentos que subsidiarão o planejamento semanal que darão a base para os professores”, disse.

O grupo de estudo é formado por 27 representantes das redes municipal e particular da Educação Infantil da cidade. As vagas foram dividas em cinco pais de alunos, dez professores, cinco coordenadores escolares, cinco diretores escolares e dois representantes sindicais.  Além desses, a Secretaria de Educação indiciou membros da equipe técnica.

Os documentos produzidos durante os encontros estão sendo enviados para as escolas para a leitura e contribuição de todos os profissionais da rede de ensino municipal. A previsão da Secretaria de Educação é promover em setembro uma Conferência Municipal para legitimar todo o processo de elaboração da proposta curricular.

De acordo com a secretária de Educação de Ribeirão Pires, Flávia Banwart, a cidade tem seguido também a meta 19 do Plano Nacional de Educação (PNE).

“Essa meta é de estimular a participação e a consulta de profissionais da educação, alunos, familiares na formulação dos projetos político-pedagógicos, currículos escolares, planos de gestão escolar, entre outras ações. É  um grande passo com apoio da comunidade escolar que proporcionará ainda mais sustentação à prática pedagógica e melhoria constante da qualidade de ensino”, explicou a secretária de Educação.

Fonte: PMETRP

O post Ribeirão Pires dá andamento à elaboração do currículo da Educação Infantil apareceu primeiro em ABC Agora.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *