Parceria entre Prefeitura de Rio Grande e Sabesp inicia na próxima semana programa para despoluição de córregos do Município

 

Cidade rio-grandense é a primeira do Grande ABC a implantar o programa

Começam na próxima semana as ações do programa Córrego Limpo Metropolitano em Rio Grande da Serra. Trata-se de parceria entre a Prefeitura Municipal e a Sabesp, que objetiva recuperar e cuidar da qualidade da água da Represa Billings, focando, principalmente, em rios e córregos urbanos, preservando, assim, os recursos hídricos e o meio ambiente, além de conscientizar a população sobre o tema.

Rio Grande da Serra é a primeira cidade do Grande ABC a implantar o programa de despoluição de córregos (em parceria com a Sabesp).

A primeira etapa será realizada na região central da cidade, e posteriormente o programa vai se estender a outras regiões, passando pelos bairros Santa Tereza, Vila Conde e Vila Niwa.

Já nesta segunda-feira (26) haverá a fiscalização dos imóveis da região central para inspecionar as ligações com a rede de esgoto. Se houver irregularidade, será emitida notificação com o prazo para que seja feita a adequação necessária – de acordo com o Código de Postura Municipal, que determina que é obrigatória a ligação do imóvel à rede de esgoto pública quando existir infraestrutura na rua e condição técnica.

Durante o Programa, será realizada a limpeza dos córregos – margem e leitos -, com corte e poda de vegetação no entorno, manutenção das galerias de água pluvial e limpeza de bocas de lobo e bueiros, entre outras melhorias. Caso necessário, serão executadas as obras e adequações nos locais.

O Centro da cidade será objeto de monitoramento do Programa Córrego Limpo Metropolitano. Mensalmente, será aferida nos três córregos que cruzam a região – Lavapés, Indaiá e Parque do Cambuci – a taxa DBO -Demanda Bioquímica de Oxigênio -, que afere, em suma, a saúde da água dos córregos.

Conscientização para o Meio Ambiente

O Programa Córrego Limpo Metropolitano visa, essencialmente, à educação ambiental. O objetivo é envolver a população em ações de cidadania, e ensinar as pessoas a respeitarem e valorizarem o meio ambiente, utilizando corretamente o sistema de esgoto e fazendo o descarte de lixo nos locais adequados.

As condições dos córregos refletem na qualidade de vida dos moradores. Sua saúde e bem estar, bem como a de animais e plantas que vivem na região são afetadas diretamente. Um dos fatores que mais contribui para a poluição são as saídas de esgoto dos imóveis que não estão ligados à rede da Sabesp. Outro é o lixo deixado na rua, que eventualmente é levado pela água, desce por bueiros e bocas de lobo, e vai parar em córregos, rios e na represa Billings.

O post Parceria entre Prefeitura de Rio Grande e Sabesp inicia na próxima semana programa para despoluição de córregos do Município apareceu primeiro em ABC Agora.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *