Semasa e UFABC promovem palestras no aniversário da Billings

ETE Parque Andreense opera desde 2007 – Foto: Semasa/Divulgação
Evento será no dia 28/3, na semana em que o manancial completa 94 anos
O aniversário de 94 anos da Represa Billings, comemorado na próxima semana, será marcado no Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) com duas palestras sobre a contribuição da Estação de Tratamento de Esgoto Parque Andreense para a minimização da poluição do manancial. O evento acontece no dia 28/3, no auditório do Centro de Referência do Semasa, das 19h às 21h, e é aberto a todos os públicos.

A ETE é um equipamento do Semasa que, desde 2007, impede que os esgotos gerados por cerca de 2.500 moradores do Parque Represa Billings III – bairro de Santo André localizado na área de proteção ao manancial – cheguem in natura à Billings pelo córrego Tubarão.

“Há 12 anos a ETE Parque Andreense vem cumprindo sua missão, que é colaborar com a qualidade das águas da Represa Billings”, afirma André Madeira, técnico em laboratório e servidor do Semasa, que será o mediador do evento.

As palestras serão proferidas pelo encarregado da ETE, Rosevaldo Marinho de Souza, que é técnico em química e está há 21 anos no Semasa; e pela professora-doutora Tatiane Araújo de Jesus, da Universidade Federal do ABC. O evento é uma realização do Semasa com participação da UFABC.

Inscrições e outras informações pelo telefone 4433-9665.

SERVIÇO

Palestra: A contribuição da Estação de Tratamento de Esgoto Parque Andreense para a minimização da poluição da Repesa Billings

Dia: 28/03/2019

Horário: 19h às 21h

Local: Auditório do Centro de Referência em Saneamento Ambiental de Santo André (rua José Caballero, 143, Térreo, Centro, Santo André)

Inscrições e informações: 4433-9665

Palestrantes

-Rosevaldo Marinho de Souza – Semasa
Formado técnico em química, com 21 anos de atuação no Semasa nas áreas de operação da Estação de Tratamento de Águas, técnico de laboratório e operação e controle da Estação de Tratamento de Esgoto do Parque Andreense.

-Tatiane Araújo de Jesus – UFABC
Graduada em tecnologia da construção civil, na modalidade obras hidráulicas, pela Faculdade de Tecnologia de São Paulo (2003). Possui experiência em monitoramento da qualidade ecológica de águas e sedimentos lacustres. Doutorado direto em engenharia hidráulica e saneamento pela Escola de Engenharia de São Carlos (USP – São Carlos), abordando a reconstrução de impactos antrópicos em bacia de drenagem urbana com base nos estoques de nutrientes, metais pesados e compostos orgânicos persistentes em sedimentos lacustres.

Fonte: Semasa

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *