São Caetano garante atendimento socioassistencial a pessoas com deficiência com mais de 30 anos de idade

Foto: Divulgação/PMSCS

 

As políticas públicas de inclusão desenvolvidas pela Prefeitura de São Caetano do Sul  deram um novo e importante passo. Nesta terça-feira (14/5), a Secretaria Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência ou Mobilidade Reduzida (Sedef) assinou termo de colaboração com organizações da sociedade civil (OSCs) especialistas no atendimento socioassistencial de pessoas com deficiência e/ou Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) com idade acima dos 30 anos.

Em colaboração com a Apae (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) e a Amas (Associação Metodista de Ação Social), a Sedef passa a oferecer o serviço de Atendimento Socioassistencial, que tem como objetivo consolidar o processo de inclusão por meio de ações que promovam a informação e orientação nas áreas de saúde, cultura, esporte, lazer, trabalho, empreendedorismo, proteção e defesa de direitos e nas demais áreas que possibilitem à pessoa com deficiência exercer sua cidadania.

“Este é um momento muito importante para a Sedef. Pouco a pouco, vamos nos consolidando no município e ampliando as ações, passando de secretaria meio para secretaria fim, a cada novo programa implantado”, avaliou a titular da Pasta, Adriana Gomes da Fonseca. “Ter laços diretos com Organizações que prestam serviços de referência é uma honra, além de nos permitir estar cada vez mais próximos dos munícipes e suas famílias”, completou.

Para a presidente da Apae, Edivete Maria Boareto Belotto, a parceria com a Prefeitura significa a “oportunidade de uma qualidade de vida melhor para os assistidos acima de 30 anos, pois os mesmos deixaram de fazer parte do convênio financiado pela Educação e merecem a continuidade do trabalho realizado”.

“É com reconhecimento e gratidão que a Amas celebra esse momento tão importante de parceria com a Sedef para essa iniciativa que muito contribuirá para a manutenção do nosso trabalho com os assistidos acima de 30 anos”, pontuou o presidente da Amas, Diego do Nascimento Castilho.

A Prefeitura de São Caetano do Sul dá prioridade no investimento na vida adulta e preparo do envelhecimento da pessoa com deficiência, considerando a importância da manutenção das habilidades e competências adquiridas na infância e adolescência, desenvolvidas no âmbito educacional.

Para pleitear inclusão no serviço de Atendimento Socioassistencial, o munícipe deve realizar solicitação formal junto à Sedef e apresentar os seguintes documentos (original e cópia):

– RG, CPF ou Certidão de Nascimento do interessado (pessoa com deficiência ou TEA);

– RG, CPF do responsável legal, se menor ou incapaz;

– Laudo Médico;

– Comprovante de residência de até três meses;

– Relatório Descritivo sobre a pessoa com deficiência, emitido pela instituição a qual frequentou em anos anteriores, devendo conter dados sobre: Identificação; Diagnóstico; Habilidades e Competências; Comunicação; Autonomia; Funcionalidade.

A Sedef está localizada na Alameda Conde de Porto Alegre, 800, Bairro Santa Maria. Mais informações pelo telefone 4233-7550.

 

Fonte: PMSCS – Por: Mayra Monteiro 

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