GCM de São Bernardo terá primeira vez uma mulher no comando

Com 15 anos na GCM, Claudia Coelho foi promovida pelo prefeito Orlando Morando para os próximos dois anos; Denilson Amador é o subcomandante

Texto: Kati Dias – Crédito-foto: Omar Matsumoto (PMSBC)

Da Redação – Pela primeira vez em sua história, a Guarda Civil de São Bernardo terá uma mulher no comando. Claudia Coelho é a nova comandante do efetivo ao lado de Denilson Amador, que será o subcomandante pelos próximo dois anos. O anúncio foi feito pelo prefeito Orlando Morando, nesta sexta-feira (15), juntamente com o secretário de Segurança Urbana, coronel Carlos Alberto dos Santos. 

Durante o ato, o chefe do Executivo destacou a importância da corporação no apoio à segurança do município. “Desde o primeiro dia de nossa gestão, fiz questão de enfatizar que a segurança é um dever de todos. Por lei é do Estado, mas conceitualmente a Prefeitura tem muita responsabilidade por este papel. Por essa razão, o anúncio na mudança no comando da GCM é muito importante”, afirmou. 

O prefeito Orlando Morando deixou claro que a escolha da comandante Cláudia não foi pautada pelo gênero, mas pelo desempenho dela ao longo dos 15 anos que faz parte da corporação. “Essa escolha foi feita exclusivamente pela competência dela. É óbvio que o empoderamento da mulher é uma realidade. Tenho certeza de que, nos próximos anos, será normal termos muito mais mulheres em cargos de comando e isso não será uma novidade”, ressaltou.

Durante o anúncio, Morando também enfatizou o bom trabalho realizado pelos antecessores: o ex-comandante Flávio Leão e o ex-subcomandante Everton. “Eles permaneceram por 2 anos e dois meses e foram importantes no desenvolvimento de ações que contribuíram com a melhora da segurança em nossa cidade, entre eles, o programa “Noite Tranquila”. 

NOVA COMANDANTE – Com 15 anos de experiência na GCM, Claudia Coelho era inspetora da base do bairro Assunção quando foi escolhida para assumir o comando da corporação. Casada, 49 anos, e mãe da GCM Helen, 30 anos, a comandante não escondeu a surpresa com a sua escolha. “Estava trabalhando normalmente ontem quando recebi o convite. Fiquei muito feliz com o reconhecimento e sei da responsabilidade de dar prosseguimento com o bom trabalho que estava sendo feito. Nosso objetivo será trabalhar para aprimorar continuamente as ações e contribuir com a melhora da segurança em nossa cidade”, afirmou. 

Tanto a comandante Cláudia quanto o subcomandante Amador, 42 anos, já se conhecem há bastante tempo. Ambos trabalharam juntos na Inspetoria do Bairro Assunção. Na época, estavam em direções opostas: Amador era o inspetor, enquanto Claudia era a subinspetora. “Essa promoção foi supermerecida. A nossa comandante é supercompetente e tenho certeza de que vai fazer um bom trabalho. E estarei ao seu lado para assessorá-la no que precisar”, disse o subcomandante Amador, que até então era inspetor na Vila São Pedro.  

VALORIZAÇÃO DA GCM – A GCM de São Bernardo conta atualmente com efetivo de 807 GCMs, sendo que 30% deles são mulheres. Desde o início desta gestão, estão sendo implantadas uma série de melhorias no trabalho da corporação, o que reflete no serviço de segurança urbana prestado. Desde o ano passado, uma série de melhorias foram implementadas na estrutura de trabalho da GCM, o que reflete no serviço de segurança urbana prestado. Exemplo disso foi a sanção da mudança do sistema de contratação da Guarda Civil Municipal (GCM) do regime celetista para o estatutário, atendendo uma antiga demanda da categoria. Além disso, a Prefeitura apresentou a nova frota de veículos da GCM, composta por 50 novos carros zero-quilômetro, por meio de contrato de locação.

A Prefeitura também investiu em sistemas de geolocalização nos carros, facilitando o deslocamento das equipes aos locais de ocorrência. Também foram inaugurados sete novos equipamentos públicos destinados ao reforço da segurança da população. São eles: as inspetorias da GCM na Vila Marchi, na Vila do Tanque (dentro da Arena Olímpica São Bernardo) e na Vila São Pedro, além da base comunitária na Praça Lauro Gomes, no Centro, novo almoxarifado no bairro Nova Petrópolis e da nova base da ROMU, no bairro Assunção. Também foram modernizados os armamentos da GCM com aquisição de 400 novas pistolas Taurus, modelo 838, além de 185 mil munições e 400 kits de cintos e coldres. Mais 400 novas pistolas devem ser adquiridas em 2019.

O post GCM de São Bernardo terá primeira vez uma mulher no comando apareceu primeiro em CliqueABC.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *