Diadema disputa terceiro lugar contra Pindamonhangaba no vôlei feminino sub 20 dos Jogos Abertos

Neste sábado, 24/11, o time de vôlei feminino sub 20 de Diadema enfrenta a equipe de Pindamonhangaba, pela disputa do terceiro lugar da 2ª Divisão da modalidade nos Jogos Abertos do Interior de 2018, este ano disputados em São Carlos. O local e o horário do jogo não foram divulgados. As duas equipes perderam para Guarujá e Iguape, respectivamente, que decidem o título.

O time de Diadema perdeu por 3 sets a 0 (25 a 20, 26 a 24 e 25 a 19) para Guarujá nas semifinais da modalidade. Diadema estava invicto e tinha vencido as três partidas contra as equipes de seu grupo – Franco da Rocha por 2 a 1 (parciais de 25 a 19, 25 a 27 e 15 a 11), Sertãozinho por 2 a 1 (16 a 25, 25 a 18 e 16 a 14) e Marília (25 a 23, 24 a 26 e 17 a 15).

A equipe de vôlei feminino sub 20 de Diadema, se classificou para os Jogos Abertos de São Carlos após ficar na quarta colocação (atrás de Osasco, São Bernardo do Campo e Guarujá) durante os 62º Jogos Regionais da 1ª Região Esportiva do Estado, disputados em Santo André, entre 3 e 13 de julho deste ano.

Diadema levou para São Carlos uma delegação composta por 15 integrantes: 13 atletas e dois integrantes da Comissão Técnica.

Jogos Abertos do Interior

Ao todo participam dessa 82ª edição dos Jogos Abertos, mais de 15 mil atletas, 1.830 equipes e 560 árbitros. São 26 modalidades em 40 locais de provas, sendo 69 escolas municipais e estaduais adaptadas para alojamento das delegações e locais coletivos. Além de São Carlos, também haverá jogos e alojamentos nas cidades vizinhas de Ibaté e Descalvado. A competição é realizada de 14 a 24 de novembro.

A história dos Jogos Abertos do Interior começou em 1936, quando foi organizada a primeira edição da competição, em Monte Alto, interior de São Paulo. À frente dessa empreitada estavam Horácio “Baby” Barione, ex-jogador de basquete de importantes clubes da capital paulista, e Manuel Carvalho Lima, então presidente da Associação Montealtense.
Com o nome de “Campeonato Aberto do Interior”, a competição reuniu seis cidades que disputaram jogos de basquete. O título ficou com a cidade mineira de Uberlândia, que jogou contra Franca, Mirassol, Monte Alto, Olímpia e Piracicaba.

Em 1937, os Jogos Abertos aconteceram em Uberlândia. Essa foi a única vez em que a competição aconteceu em uma cidade fora do Estado de São Paulo. Mais uma vez, os mineiros conquistaram o título. Nesse ano, a novidade foi a integração da modalidade natação às disputas.

No ano seguinte, os Jogos Abertos do Interior ganharam o reforço das competições de atletismo. Na competição realizada em Sorocaba, Uberlândia conquista o seu tricampeonato, curiosamente na sua última participação. Com três modalidades, o evento começou a ganhar as suas características atuais e abriu espaço para a entrada de mais modalidades, se transformando na maior festa esportiva do Estado de São Paulo, em que competem todos os anos os maiores atletas do Brasil.

Em todos esses anos, apenas uma vez os Jogos Abertos não aconteceram. Foi em 1989, quando uma greve de professores da rede estadual de ensino inviabilizou a utilização das escolas estaduais como alojamento. As competições voltaram no ano seguinte, com a disputa na cidade de Araçatuba.
Em 2008, outra novidade importante foi implantada: a separação das cidades em duas divisões. Naquele ano, 12 cidades participaram da 1ª Divisão, enquanto o restante esteve na 2ª Divisão. Desde então, essa estrutura foi mantida.

O post Diadema disputa terceiro lugar contra Pindamonhangaba no vôlei feminino sub 20 dos Jogos Abertos apareceu primeiro em ABCMais – Informações e Notícias do ABC Paulista.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *