Museu Barão de Mauá terá atração internacional em lançamento de novos projetos

Museu Barão de Mauá

A partir de 30 de novembro, música, literatura e exposições serão o foco da Casa Bandeirista

 

Com mais de 300 anos de história, agora o Museu Barão de Mauá tem mais uma pra contar. No fim de novembro, o local, também conhecido como Casa Bandeirista, terá novas disposições e atrações, inclusive internacional, para atrair o público.

O diretor do Museu, Valter Carriel, criou ambientes redimensionados de acordo com a procura, permitindo maior circulação dos visitantes. “Agora temos duas novas salas, uma sobre a história da arte e outra sobre a história da cidade, já que a maioria dos visitantes é estudante de nível superior, cursando história, arquitetura, entre outros. Estamos privilegiando este público e os outros que virão”, destaca.

Uma programação totalmente repaginada também promete aproximar diversos grupos culturais. O show Sereia Portuguesa, um trocadilho com as palavras “serei a portuguesa”, de Eugênia de Mello e Castro, garante muitos fados e canções portuguesas como “Foi Deus” e “Nem às Paredes Confesso”. 

Radicada no Brasil, a lusa de 35 anos de carreira cantará com o violonista Swami Junior e com o acordeonista Olívio Souza, no dia 30 de novembro, às 14h, abrindo o projeto “Música no Museu”, que acontecerá quinzenalmente aos sábados.

Outros projetos novos são “Sarau Literomusicais” – toda última sexta-feira do mês, às 20h, “Circulo de leituras dramáticas sobre os 100 melhores contos em cena (dramatizadas)” – todas as quartas-feiras, às 20h, e “Conversa de Quinta” – um bate papo sobre tudo da cidade, todas as quintas-feiras, às 15h.

E aos amantes da boa música, um piano descansa em uma das salas e qualquer um pode se arricar a tocá-lo. Assim como o violão, que também terá espaço nesta banda, porque a partir de 2019 a oficina livre será realizada no museu.

 

Sobre a Casa Bandeirista

Remanescente do século XVIII, a Casa Bandeirista foi construída com uma técnica denominada taipa e pilão, ou seja, com argila socada entre pranchões de madeira, sendo muito estudada até hoje. Só em 1982, o local se tornou o Museu Barão de Mauá.

 

O post Museu Barão de Mauá terá atração internacional em lançamento de novos projetos apareceu primeiro em ABCMais – Informações e Notícias do ABC Paulista.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *