PORQUE O COACHING ESTÁ MUDANDO A SUA FORMA DE PENSAR, AGIR E TER RESULTADOS DE FORMA PESSOAL E RAPIDA?

Conte nos mais sobre o Ivens

Sou Ivens Tiago Ferreira, tenho trinta e três anos, casado há onze anos e pai de dois lindos filhos. Sou extremamente apaixonado e grato pela minha família.

Apesar da idade, posso dizer que já vivenciei muitas coisas se tratando de carreira. Atuei em indústrias metalúrgicas nacionais e multinacionais em atividades como: operador de máquinas, técnico em segurança do trabalho, inspetor de qualidade solucionando problemas frente a clientes como Honda, Mercedes Benz, Renault, Nissan e outros do ramo automobilístico. Aos vinte e seis anos, tive a oportunidade de exercer a função de gerente industrial, nessa época ministrava muitos treinamentos foi daí que eu migrei para a área da educação na instituição Senac São Paulo, onde atuo até hoje na área de docência nos cursos de introdução ao coaching e segurança do trabalho, áreas que possuo formação. Com isso o coaching veio à tona para somatizar a paixão que tenho de trabalhar com pessoas, eu literalmente amo o que faço.

 

ABCMais – Muitos se falam de Coaching no Brasil, poderia definir o que é coaching para nós?

O coaching é um processo muito sério, esse processo se dá por meio de uma parceria entre o coach (profissional com formação em coaching) e o coachee (cliente que recebe o processo de coaching), é um processo de autoconhecimento.

No coaching trabalhamos o estado atual e construímos o estado desejado, tudo isso definido pelo coachee (cliente).

Um processo de coaching, permeia pelas seguintes fases: definição de foco, planejamento, ação, resultado e melhoria contínua. Durantes as sessões de coaching são aplicadas diversas ferramentas validadas para se obter a maior performance com objetividade.

Coaching não é terapia, psicologia, mentoria, consultoria entre outros.

ABCMais – Porque as Pessoas precisam de um coach? Quais são os benefícios?

Em minha opinião as pessoas precisam se autoconhecerem e nada melhor que um coach para ajudar nesse processo tão rico. No Brasil apesar da “febre do coaching” ainda é algo muito novo, diferente dos Estados Unidos em que o coach está presente em qualquer área que necessita de maior performance, uma delas é o esporte, berço do coaching.

ABCMais – As terapias convencionais estão em certo modo acrescentando o coaching em seu portfólio de produtos para atendimento aos clientes, na sua percepção isso é bom ou é uma “modinha”?

Acredito que isso só tem a somar desde que o foco seja na melhora do paciente, pois o coaching trabalha com autoconhecimento, quebras de paradigmas, identificação de crenças limitantes e desafios.

É importante ressaltar que a aplicação do coaching deve seguir a ética do coaching, assim como em qualquer profissão, respeitando uma metodologia validada para se obter resultados. Se não for assim, acredito que possa até atrapalhar ou confundir o paciente de terapia.

ABCMais – Os Comportamentos do Ser humano estão em plena metamorfose e mudando nas últimas décadas. Porque o Coaching é importante para o autodesenvolvimento?

O comportamento do ser humano sempre esteve em evolução, o que mudou foi a percepção dessa evolução. Acredito que devido ao surgimento de novas tecnologias como por exemplo a Inteligência artificial, fez com que o homem voltasse a olhar para si próprio, uma vez que muitas das atividades estão sendo supridas por máquinas. Devido a esse fato somos levados a nos reinventar usando os recursos que já possuímos, talvez estavam apenas adormecidos. O coaching ajuda a despertar o gigante interior que existe dentro de cada um.

ABCMais – Porque o ser humano precisa de um incentivador para realizar os seus sonhos e desejos? Quais forças são necessárias?

Acredito que sempre fomos assim, umas das coisas que nos leva para o nosso destino são as palavras em que resolvemos acreditar e nada melhor que uma palavra de incentivo ao invés de derrota. As de derrotas já estão por toda parte basta assistir um telejornal em plena seis horas da manhã.

A força que é necessária é a força da atitude é ter o verdadeiro significado de motivação, ou seja, um motivo para agir. Afinal quem não sabe onde quer chegar qualquer caminho serve.

ABCMais – O que eu preciso fazer para contratar um coach? Quais os requisitos para que eu não contrate um coach com pouca experiencia?

Essa resposta é inclusive bíblica. “A árvore é conhecida pelos frutos” Lucas 6:44.

Isso não muda no coaching, primeiramente deve-se ter formação em escola que seja reconhecida. É de suma importância conhecer os cases (trabalhos já realizados) pelo coach, se possível pegar contatos com ex-clientes, sei que isso pode prejudicar os coaches que estão começando, porém, a indicação “boca a boca” ainda é a melhor forma de conhecer o trabalho de qualquer profissional inclusive o coach.  

ABCMais – As Empresas cada vez mais estão procurando os serviços de coach. Quais os benefícios disso?

As empresas procuram por processos de coaching por que o coaching funciona!

Um processo de coaching é totalmente objetivo, tornando-se claro a caminho que deve ser percorrido da situação atual para a desejada.

Aumenta a confiabilidade da equipe, engajamento, respeito, compreensão e motiva todos pela mesma causa.

ABCMais – Porque as empresas precisam do fator Motivação na liderança de equipes?

Pelo simples fato de que estamos tratando de pessoas, essas pessoas são as mesmas que vão para casa, têm suas famílias, seus sonhos, seus medos, suas mazelas.

Não existe uma chave que vira separando os papeis que uma pessoa vive em seu dia, ela é única e se a empresa proporcionar um ambiente motivado terá grandes chances de melhorar o desempenho dos seus funcionários simplesmente por dar a eles essa sensação.

ABCMais– Quais são os maiores desafios do Coaching para os próximos anos? O que os clientes (Coachees) podem esperar?

Com toda a certeza afirmo que é a de manter a qualidade na formação dos futuros coaches, por um outro lado, isso faz com que os coaches estejam sempre em evolução que refletirá em seus atendimentos e consequentemente nos resultados de seus clientes.

ABCMais – Quais são as qualidade principais de um excelente coach?

São várias, mais destaco a da escuta ativa. Um bom coach ouve para entender e não apenas para formular novas perguntas. É fundamental estar totalmente conectado com o cliente, atento as palavras, expressão corporal, fisiologia entre outros.

Vejo muitos coaches parecendo uma máquina de perguntas, isso pode prejudicar o atendimento não gerando empatia entre o coach e o coachee (cliente). Vale ressaltar que o coach tem que quebrar o paradigma de não julgamento, isso é muito duro de ser quebrado, porém com a experiência e expertise isso o ajudará ainda mais as pessoas.

 

ABCMais – Quais são seus ídolos no coaching?

Com certeza o number one é o Anthony Robbins seguidos de John Whitmore e Timothi Gallwey.

O post PORQUE O COACHING ESTÁ MUDANDO A SUA FORMA DE PENSAR, AGIR E TER RESULTADOS DE FORMA PESSOAL E RAPIDA? apareceu primeiro em ABCMais – Informações e Notícias do ABC Paulista.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *