Prisão de Bolsonaro mantida após audiência; esposa Michelle o visita na PF

A prisão preventiva do ex-presidente Jair Bolsonaro, detido desde sábado (22/11) por determinação do ministro Alexandre de Moraes, foi mantida neste domingo (23/11) após audiência de custódia realizada no início da tarde. A juíza auxiliar Luciana Yuki Fugishita Sorrentino homologou a prisão, atestando que não houve “qualquer abuso ou irregularidade por parte dos policiais”.
Audiência de Custódia e Alegação de ‘Paranoia’
O ex-presidente admitiu ter manipulado a tornozeleira eletrônica, mas alegou que o ato foi motivado por um quadro de “certa paranoia” ocorrido entre sexta e sábado. Segundo ele, o estado teria sido causado por uma interação medicamentosa inadequada devido ao uso de remédios prescritos por “médicos diferentes”.
- Negativa de Fuga: Bolsonaro negou qualquer intenção de fugir e afirmou que “não houve rompimento da cinta” da tornozeleira.
- Vigília do Filho: Sobre a vigília convocada pelo senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), o ex-presidente minimizou o risco, alegando que o local ficava a 700 metros de sua residência, descartando a possibilidade de tumulto que facilitasse uma “hipotética fuga”.
Defesa Reforça Pedido de Prisão Domiciliar Humanitária
A defesa do ex-presidente, composta pelos advogados Celso Vilardi, Daniel Tesser e Paulo Bueno, manifestou-se junto ao STF solicitando que o ministro Alexandre de Moraes aprecie o pedido de prisão domiciliar humanitária.
Os advogados argumentam que o episódio da tornozeleira eletrônica reforça o comprometimento da saúde de Bolsonaro, citando que a confusão mental teria sido causada pela interação da Pregabalina (medicamento prescrito por uma segunda médica) com a Clorpromazina e a Gabapentina, usados regularmente para tratar soluços incoercíveis.
“O vídeo e a avaliação da policial mostram que não houve tentativa de rompimento da pulseira e, portanto, de retirada da tornozeleira”, afirmam os advogados, que reforçam que Bolsonaro colaborou com a substituição do equipamento.
Michelle Bolsonaro Visita o Ex-Presidente na PF
A ex-primeira-dama, Michelle Bolsonaro, visitou o marido na Superintendência da Polícia Federal em Brasília na tarde deste domingo, após ter retornado às pressas do Ceará, onde cumpria agenda do Partido Liberal. A visita foi autorizada pelo ministro Alexandre de Moraes.
Michelle chegou por volta das 15h e deixou o local perto das 17h, acenando para os apoiadores na saída, mas sem falar com a imprensa. Imagens de televisão flagraram o ex-presidente acompanhando Michelle até a saída do prédio. Ela havia se manifestado nas redes sociais mais cedo, pedindo para os apoiadores continuarem “orando”.
Próximos Passos no STF
O prazo para a defesa de Bolsonaro se manifestar sobre a violação da tornozeleira eletrônica termina neste domingo (23) às 16h30.
- Segunda-feira (24): O STF irá analisar a decisão da prisão preventiva. O ministro Flávio Dino convocou uma sessão virtual extraordinária da Primeira Turma para referendar a decisão.
- Condenação: Condenado a 27 anos e três meses na ação penal da trama golpista, o ex-presidente e os demais réus podem ter suas penas executadas nas próximas semanas, caso os últimos recursos sejam rejeitados pela Corte.
O post Prisão de Bolsonaro mantida após audiência; esposa Michelle o visita na PF apareceu primeiro em ABCD Jornal.
Conteúdo Externo:O Portal ABC contém conteúdo importado automaticamente através de RSS/Feed de distribuição gratuita de outros portais de conteúdo da região do grande ABC.
