Com nova mobilização, Prefeitura de São Bernardo supera marca de 4 mil óculos entregues a estudantes

A EMEB Nádia Aparecida Issa Pina, situada no Nova Petrópolis, em São Bernardo, abriu as portas neste sábado (29/11) para 911 estudantes da rede municipal receberem da Prefeitura novos óculos de grau, em mais uma etapa do Programa Ouvir, Ler e Aprender. Com as entregas deste fim de semana, para alunos de sete unidades escolares, a iniciativa integrada entre as secretarias de Saúde e de Educação já beneficiou 4.051 crianças.
Lançado em agosto deste ano pela Prefeitura, o programa garante aos estudantes de escolas municipais avaliação gratuita de visão e audição. Quando identificada a necessidade, o aluno ganha os óculos, com armação que ele mesmo pode escolher – modelo e cor. Os profissionais do Ouvir, Ler e Aprender também fazem encaminhamento para atendimento especializado, se houver indicação.
“A gente entende que boa educação é para todos, e trabalha para garantir o acesso de todas as crianças e jovens da nossa cidade a um ensino de qualidade. Os óculos ajudam os alunos a enxergar melhor e, com isso, melhorar o aprendizado. Investimento que tem impacto nos indicadores de ensino do município”, afirmou o prefeito Marcelo Lima, durante o evento de entrega deste sábado.
“E vamos além: para incluir todas as meninas e meninos, especialmente de famílias com menos recursos, estamos apostando em programas pioneiros. Neste ano, pela primeira vez na história, estudantes da rede pública fizeram, pela Prefeitura, intercâmbio cultural na Irlanda. Criamos a Faculdade Municipal São Bernardo, que atendeu neste semestre 200 alunos aprovados em vestibular. Retomamos programa de bolsas integrais na Faculdade de Direito de São Bernardo e vamos ampliar ainda mais as iniciativas que dão oportunidade a quem sempre sonhou, mas teve poucas chances até aqui, de cursar o Ensino Superior. Esse é nosso compromisso com o futuro de São Bernardo”, completou o prefeito.
APROVADO
Elis Oliveira, de 9 anos, estudante da EMEB Prefeito Aldino Pinotti, fez questão de vestir os novos óculos, cor-de-rosa, assim que recebeu em mãos. A aluna aprovou o modelo, que ela mesma escolheu. “Gostei dessa parte aqui”, disse a aluna, apontando para os detalhes da parte superior dos óculos. “E da cor também. Achei que combinou comigo”, contou.
A mãe de Elis, Tamires de Jesus, professora da rede municipal, elogiou a iniciativa da Prefeitura. “Enquanto mãe e educadora, entendo que esse é um programa muito bom. Sabemos que tem crianças que necessitam muito. E na sala de aula a gente consegue perceber que existe falta de recurso de algumas famílias”, destacou.
Alex Doutts Silva, 34 anos, também aprovou a iniciativa, que beneficiou seus dois filhos, Daniel, de 11 anos, e Milena, 6 anos, alunos da EMEB Mário Martins de Almeida. “Eles nunca usaram (óculos), mas imaginei que precisassem por dificuldades de leitura. O programa é muito bom. As crianças estavam precisando e muitas não têm condições de fazer exames e adquirir. A Prefeitura está fazendo um grande trabalho”, disse.
O post Com nova mobilização, Prefeitura de São Bernardo supera marca de 4 mil óculos entregues a estudantes apareceu primeiro em ABCD Jornal.
Conteúdo Externo:O Portal ABC contém conteúdo importado automaticamente através de RSS/Feed de distribuição gratuita de outros portais de conteúdo da região do grande ABC.
