Circuito Cultural Descentralizado agitou o sábado em todas as regiões de Diadema

O Circuito Cultural Descentralizado, evento anual da Secretaria de Educação de Diadema e aberto a toda a população, levou inúmeras atividades a dez endereços da cidade neste sábado (29/11), chegando a todas as regiões e ficando mais próximo e acessível à população. Mais de 20 mil estudantes foram convidados a participar do evento, que envolveu alunos de Educação Infantil, Ensino Fundamental I e Educação de Jovens e Adultos (EJA) das 61 escolas da rede direta e 37 da rede conveniada.
Além da exposição de inúmeros trabalhos pedagógicos desenvolvidos por professores e alunos durante o ano, houve apresentações dos projetos Circo Escola e Matéria Rima em vários locais, entre as 9h e as 14h. A Caravana Circo Escola fez intervenções circenses e vivência lúdica com artistas itinerantes, e o Matéria Rima apostou em atividades com os quatro elementos da cultura Hip-Hop: breaking, graffiti, rima e discotecagem. No Parque Ecológico, além do grafitti, o grupo apresentou um rap composto por um professor da EMEB Florestan Fernandes e cantado pelos alunos da escola. A EMEB José Martins trouxe, entre outros trabalhos, brinquedos feitos pelos alunos do Programa Mais Educação com material reciclável, e os estudantes da EMEB Profª. Annete Melchioretto, por meio de fotos, recortes e colagens fizeram murais contando a história da escola e da professora que dá nome a ela. “Os professores tiveram a ideia e as crianças adoraram fazer. Além de desenvolver habilidades artísticas, elas aprendem a história da própria escola”, explicou a professora Adriana Alves dos Santos.
Brinquedos, muitos brinquedos
Não faltaram brinquedos nesse Circuito Cultural, muitos deles feitos pelas próprias crianças. Todos se divertiram muito com jogos de tabuleiro, peteca, corda para pular, jogos da memória, jogo da velha e bolinha de sabão, entre muitos outros. A EMEB Mário Santalúcia levou para o CEU das Artes brinquedos tradicionais das décadas de 1970 e 1980, como pião, corda, bambolê, ioiô, saco de corrida e bolinha de gude. “Nós utilizamos esses brinquedos na escola e resolvemos trazer para o Circuito. É uma forma de resgatar essas brincadeiras simples, que não precisam de nenhum equipamento eletrônico e desenvolvem habilidades como coordenação motora”, afirmou a diretora da escola, Ivone Costa Andrade.
A EMEB Inspetor Reinaldo José Santana (Piró) apresentou um trabalho de combate ao bullying feito pelos estudantes dos 4º anos. “Começamos com textos, rodas de conversa e vídeos e eles fizeram desenhos retratando situações de bullying. O projeto ensina as crianças a identificar e combater a prática, como agir caso seja vítima ou presencie algum caso”, explicam as professoras Alessandra Roge e Maria do Socorro.
As atividades do Circuito Cultural envolveram também apresentações musicais e teatrais, atividades de desenho e pintura. Letícia Ester, de 7 anos e estudante do 2º ano da EMEB Piró, estava animada. “Daqui a pouco vou me apresentar cantando uma música da Xuxa, ‘A Paz é a Gente que Faz’”, contou orgulhosa. A mãe, Eliene dos Santos Félix, disse que vai ao Circuito Cultural todos os anos e incentiva a filha a participar das atividades. “É um evento excelente, tem muita coisa interessante. É ideal para desenvolver nas crianças o gosto pelo conhecimento, eles se divertem e aprendem ao mesmo tempo.”
O secretário de Educação, Felipe Sigollo, destacou que o grande benefício do Circuito Cultural Descentralizado é a troca de experiências e boas práticas entre as escolas e a apropriação do território pelas crianças. “Os estudantes desenvolvem e participam das atividades pedagógicas nas regiões onde moram e estudam, o que é importante para eles entenderem que esses espaços públicos pertencem a eles e devem ser utilizados.”
O post Circuito Cultural Descentralizado agitou o sábado em todas as regiões de Diadema apareceu primeiro em ABCD Jornal.
Conteúdo Externo:O Portal ABC contém conteúdo importado automaticamente através de RSS/Feed de distribuição gratuita de outros portais de conteúdo da região do grande ABC.
