CidadesSão Bernardo do Campo

Marcelo Lima anuncia fim do “ecosujo” no Batistini, em São Bernardo

lixo na rua Sante Battistini
Marcelo Lima anuncia fim do “ecosujo” no Batistini, em São Bernardo. Foto: Gislayne Jacinto/ABCD Jornal

O prefeito Marcelo Lima, de São Bernardo do Campo, utilizou o palanque de inauguração de um novo centro aquático no Bairro Batistini para fazer um anúncio importante para os moradores da região: o fim de um ponto crônico de descarte irregular de lixo na Rua Sante Battistini.

Em seu discurso, o prefeito classificou o local como “incoerente” e insalubre, citando a presença de “lixo com bactéria” e pragas como ratos e baratas, que representam um risco à saúde pública, especialmente das crianças que vivem nas proximidades.

Em um forte contraste com as unidades oficiais (ecopontos), o prefeito se referiu ao local de descarte ilegal como “ecosujo”.

“Que criança brinca do lado? A gente não sabe qual é o tipo de bactéria que está no ar. Não. Está errado. Está incoerente. E o nosso governo não é da incoerência. Rato, barata, tem tudo ali. Tudo que é ruim,” afirmou o Prefeito.

O gestor municipal prometeu que a erradicação do “ponto sujo” terá início já em janeiro do próximo ano. A ação faz parte de um plano mais ambicioso para a área.

Após a declaração do prefeito, o ABCD Jornal foi até ao espaço citado por ele e observou que muitos materiais e lixo são descartados no local, desde caixas, carroça, sacos, madeiras, ferros, papelão e entulho.

Revitalização e Novo Prazo

Além da limpeza e interrupção do descarte, Marcelo Lima estabeleceu um prazo para a entrega de uma nova infraestrutura no local. Ele exigiu que, até o mês de junho, a área esteja transformada em uma praça totalmente revitalizada.

O prefeito demonstrou urgência e foco na entrega, delegando a criação do projeto de revitalização à equipe e prometendo aprovação rápida para que as obras possam começar imediatamente. “Façam um desenho, eu aprovo e a gente já toca a obra. Não precisa vir aqui para dar ordem de serviço, não. Eu venho aqui para entregar. Para entregar o ponto revitalizado,” concluiu, sendo ovacionado pelos presentes.

A medida visa não apenas a melhoria sanitária, mas também a recuperação de um espaço público para o convívio e lazer dos moradores do Batistini.

Ecopontos Oficiais e o Contraste com o Descarte Ilegal

Apesar de a cidade possuir uma rede de descarte adequado, o ponto na Sante Battistini é um local de descarte irregular. São Bernardo do Campo conta com 13 Ecopontos distribuídos estrategicamente pelo território.

Os Ecopontos são unidades destinadas ao descarte voluntário e adequado de:

  • Resíduos de construção civil.
  • Resíduos volumosos (operação bota-fora).
  • Materiais recicláveis (papéis, vidros, plásticos e metais).

Essas unidades, que funcionam das 8 às 16 horas, facilitam o descarte correto por parte dos munícipes. A rotina operacional, que inclui mão de obra (com dois colaboradores por unidade), equipamentos e disposição final, é de responsabilidade do Consórcio São Bernardo Ambiental.

O post Marcelo Lima anuncia fim do “ecosujo” no Batistini, em São Bernardo apareceu primeiro em ABCD Jornal.

Conteúdo Externo:O Portal ABC contém conteúdo importado automaticamente através de RSS/Feed de distribuição gratuita de outros portais de conteúdo da região do grande ABC.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *