Smart Sanca atinge marca de 100 prisões de procurados pela Justiça em São Caetano

O Smart Sanca – Centro de Inteligência, Segurança e Emergências da Prefeitura de São Caetano do Sul alcançou a marca de 100 foragidos da Justiça capturados desde o início de sua operação. O número consolida o sistema como uma das principais ferramentas de apoio às forças de segurança no município, com resultados diretos no enfrentamento à criminalidade e na proteção da população.
Inaugurado em julho deste ano como evolução do antigo CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências), o Smart Sanca integra tecnologia de monitoramento em tempo real, reconhecimento facial e cruzamento de dados com os principais bancos de segurança pública do Estado e do País. A estrutura funciona de forma integrada com a GCM (Guarda Civil Municipal), Polícia Militar, Defesa Civil, Trânsito e Saúde, garantindo respostas rápidas e coordenadas às ocorrências.
“São 100 pessoas procuradas pela Justiça que acharam que poderiam entrar em São Caetano do sul, cometer as mesmas infrações e que não deviam prestar satisfações para ninguém. Nosso sistema está funcionando muito bem, é exemplo para outras cidades e dá para nossa população tranquilidade de andar por aqui”, disse o prefeito Tite Campanella. “Além disso, traz mais investimento para a cidade, já que mais empresas têm procurado a nossa cidade para se instalar”.
Atualmente, mais de 560 câmeras estão interligadas ao sistema, distribuídas em pontos estratégicos da cidade, permitindo identificar pessoas procuradas pela Justiça e acionar imediatamente as equipes em campo. As prisões realizadas ao longo dos últimos meses envolvem diferentes tipos de mandados judiciais, reforçando a efetividade do uso da tecnologia no apoio ao trabalho policial.
O resultado é fruto do investimento contínuo em inovação, da integração entre as forças de segurança, a Secretaria de Segurança do município e da atuação estratégica do Smart Sanca, que tem contribuído para a redução de indicadores criminais e para o fortalecimento da sensação de segurança em São Caetano.
GCM detém dois adolescentes e um adulto por roubo de veículo
A GCM apreendeu dois adolescentes por ato infracional de roubo e deteve um adulto durante uma ação resultante do patrulhamento preventivo aliado ao monitoramento eletrônico. Na noite de sexta-feira (12/12), a equipe da ROMU (Rondas Ostensivas Municipais) realizava patrulhamento pelo Bairro Boa Vista, região de divisa entre São Caetano do Sul e Santo André, quando foi alertada pelo sistema Smart Sanca sobre a entrada no município de um veículo Honda Fit roubado na quinta-feira (11).
Durante as diligências, a ROMU deparou-se frontalmente com o automóvel já no Bairro Palmares, em Santo André, área limítrofe entre os municípios. Os GCMs desembarcaram da viatura e determinaram que os ocupantes saíssem do veículo. A ordem não foi acatada e o condutor avançou com o automóvel, na tentativa de empreender fuga, colocando em risco a integridade física dos patrulheiros.
Diante da situação, a equipe, posicionada taticamente, obteve êxito em neutralizar o veículo e realizou a abordagem com segurança.
No interior do automóvel estavam dois adolescentes e um adulto. Todos foram conduzidos ao 6º Distrito Policial de Santo André, onde a ocorrência foi apresentada para as providências de Polícia Judiciária.
O veículo foi apreendido e posteriormente restituído ao proprietário.
O post Smart Sanca atinge marca de 100 prisões de procurados pela Justiça em São Caetano apareceu primeiro em ABCD Jornal.
Conteúdo Externo:O Portal ABC contém conteúdo importado automaticamente através de RSS/Feed de distribuição gratuita de outros portais de conteúdo da região do grande ABC.
