CidadesSanto André

Praça no centro de Santo André ganha canteiro esponja para combater alagamentos

Praça no centro de Santo André ganha canteiro esponja para combater alagamentos
Praça no centro de Santo André ganha canteiro esponja para combater alagamentos. Foto: Divulgação

 

Santo André, 19 de dezembro de 2025 – O projeto de implantação de canteiros esponja segue evoluindo em Santo André com o objetivo de auxiliar no combate às enchentes e aos alagamentos. A mais nova estrutura do tipo foi construída na Praça Constante Rocco, na Rua Monte Casseros, localizada na região central da cidade.

O local, que convive há anos com problemas em dias de fortes chuvas, agora tem este artifício sob a vegetação. Na região, inclusive, passa o Córrego Cemitério e, consequentemente, existe um curso d’água.

Construído sob praças e áreas verdes, auxiliando na drenagem, reduzindo o volume de águas pluviais direcionadas a áreas propensas a inundações, o canteiro esponja promove ainda a filtragem e absorção da água no solo, contribuindo ainda para o abastecimento do lençol freático.

“Quando a gente coloca água em uma esponja, ela absorve. Esse é o mesmo conceito que estamos usando com a criação dos canteiros esponja. São espaços preparados para absorver e evitar alagamentos. Sobrecarrega menos nossas drenagens, retém menos água nas ruas”, explica o prefeito Gilvan Ferreira, que visitou o novo canteiro esponja.

O prefeito aproveitou para conversar com moradores e comerciantes das cercanias, que elogiaram a iniciativa e depositaram boas perspectivas de não sofrerem más consequências nas próximas fortes chuvas.

De acordo com o secretário de Manutenção e Serviços Urbanos, José Antônio Ferreira, que acompanhou a visita, este equipamento é extremamente benéfico e tem fácil manutenção. “Este canteiro esponja coleta boa parte da água da chuva e ajuda a devolver ela para o solo de forma extremamente limpa. Para executar, é removido parte do material, colocamos uma camada de pedras grandes de gabião e duas camadas de filtro. E depois de um ano a gente remove e troca esse filtro”, afirma.

“Além de proteger a cidade, esses equipamentos também auxiliam no abastecimento do lençol freático, que é de onde vem a água para abastecer a cidade. Vamos continuar expandindo os canteiros esponja. Seguimos como uma cidade inteligente e que está se preparando para as mudanças climáticas”, emendou o chefe do Executivo andreense.

Santo André já conta com dois outros canteiros esponja. Um na Praça Palmares, entre as ruas Afonsina e Lauro Muller, e outra sob a Praça Newton Alves Garcia, entre as avenidas Queirós Filho e Pedro Américo.

O projeto dos canteiros esponja foi internacionalmente premiado em outubro de 2024, durante a 10ª edição do evento Diálogos da Água, em Madri, na Espanha. Na ocasião, o município foi segundo colocado no concurso ‘Perfis sobre Resiliência Hídrica nas Cidades’. A premiação foi promovida pelo CAF (Banco de Desenvolvimento da América Latina e Caribe).

 

Ver essa foto no Instagram

 

Um post compartilhado por ABCD Jornal (@abcd_jornal)

O post Praça no centro de Santo André ganha canteiro esponja para combater alagamentos apareceu primeiro em ABCD Jornal.

Conteúdo Externo:O Portal ABC contém conteúdo importado automaticamente através de RSS/Feed de distribuição gratuita de outros portais de conteúdo da região do grande ABC.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *