Cidades

PIB do Grande ABC cresce acima da média nacional, mas ainda não recupera perdas da última década

Depois de sentir os impactos da desaceleração econômica brasileira, o Grande ABC voltou a crescer. Os números mais recentes do Produto Interno Bruto (PIB) dos municípios mostram uma retomada importante no pós-pandemia, mas também revelam um desafio persistente: mesmo com avanço acima da média nacional, a economia regional ainda não conseguiu recuperar o nível de atividade registrado no início da década passada revelou a análise do professor Sandro MasKio do Centro de Inteligência de Mercado, da Strong Business School, faculdade de negócios.

No biênio 2022 e 2023 a economia do Grande ABC cresceu 6,52% em termos reais, descontado o efeito da inflação. Neste mesmo período a economia brasileira 6,3%, a economia paulista 11,1% e a RMSP 12,2%. Os dados oficiais sobre o desempenho do PIB municipal são divulgados com defasagem de aproximadamente 2 anos, dada a complexidade técnica e metodológica envolvida no detalhamento dessas informações.

Apesar da região do Grande ABC ter apresentado uma taxa de crescimento acumulada ligeiramente superior à economia nacional, o desempenho da região se mostrou significativamente abaixo observado no Estado de São Paulo e na Região Metropolitana de São Paulo.

Ao longo da década de 2010 a economia do Grande ABC sentiu a retração da economia nacional, resultando em efeitos mais intensos que no plano nacional. Enquanto a economia brasileira cresceu em média 0,41% ao ano na década compreendida entre 2011 e 2021, a economia do Grande ABC encolheu 17,6%, o equivalente a uma retração média de 1,92% ao ano.

Mesmo com o crescimento observado após 2020, marcado pelo auge dos impactos econômicos da COVID, a expansão de 13,2% no triênio 2021/2023 não foi suficiente para aproximar a atividade econômica regional da observada no ano de 2011.

unnamed-1 PIB do Grande ABC cresce acima da média nacional, mas ainda não recupera perdas da última década

Fonte: IBGE – Elaboração: CIM / Strong Business School.

O PIB da Região do Grande ABC no ano de 2023 se mostrou 12% abaixo do observado no ano de 2011, quando excluído o efeito da inflação do valor do PIB nominal dos diferentes anos. Para tanto, utilizou-se o deflator do PIB do Grande ABC, calculado e disponibilizado pela SEADE.

unnamed-2 PIB do Grande ABC cresce acima da média nacional, mas ainda não recupera perdas da última década

Fonte: SEADE e IPEA – Elaboração: CIM / Strong Business School.

unnamed-3 PIB do Grande ABC cresce acima da média nacional, mas ainda não recupera perdas da última década

Fonte: IBGE = Elaboração: CIM / Strong Business School.

Os dados recém divulgados pelo IBGE referente ao PIB dos municípios ainda não trouxeram a composição setorial do PIB por município, o que impossibilita a avaliação setorial da economia regional e a avaliação dos setores que mais contribuíram ou prejudicaram o desempenho da economia regional.

unnamed-4 PIB do Grande ABC cresce acima da média nacional, mas ainda não recupera perdas da última década

Fonte: IBGE – Elaboração: CIM / Strong Business School.

Um dos possíveis fatores explicativos da diferença de desempenho observada ao se comparar o desempenho da economia do Grande ABC frente à economia paulista da RMSP, é a perda relativa de setores com maior capacidade de gerar valor adicionado, o que é concomitante com a simplificação relativa da estrutura produtiva regional. Movimento este observado pela redução da participação dos setores de maior intensidade tecnológica na estrutura produtiva local, dificuldade de atração e ampliação relativa dos setores de serviços avançados (de maior intensidade tecnológica) e de atração de investimentos, comparativamente a outras regiões.

Para o professor Sandro Maskio da Strong Business School : “O principal desafio colocado é a retomada da competitividade regional, o que exige não apenas a ampliação das competências tecnológicas e inovadoras, mas também a melhora da composição da cadeia produtiva, com as devidas ações de planejamento urbano e articulações para atração de investimentos. “

Sobre a Strong Business School : faculdade de negócios com mais de 25 anos de tradição no mercado, com quatro campi localizados na Grande São Paulo, em Santo André, Santos, Alphaville e Osasco. Conveniada com a FGV, a instituição oferece uma educação de excelência, contando com um corpo docente formado por professores PhDs e pesquisadores internacionais.

A faculdade também dispõe de centros de estatística avançados e mantém parcerias com algumas das maiores universidades da Europa e dos Estados Unidos. Oferecemos cursos de MBA e pós-graduação, com módulos internacionais em renomadas instituições nos Estados Unidos e Portugal, proporcionando uma formação global e conectada às demandas do mercado atual.

The post PIB do Grande ABC cresce acima da média nacional, mas ainda não recupera perdas da última década appeared first on O Grande ABC.

Conteúdo Externo:O Portal ABC contém conteúdo importado automaticamente através de RSS/Feed de distribuição gratuita de outros portais de conteúdo da região do grande ABC.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *