CidadesPolítica

Governador inicia operação do piscinão Jaboticabal, critica Enel e fecha ano de entregas

Governador inicia operação do piscinão Jaboticabal, critica Enel e fecha ano de entregas
Governador inicia operação do piscinão Jaboticabal, critica Enel e fecha ano de entregas. Foto: Divulgação

O governador Tarcísio de Freitas deu o pontapé inicial, nesta terça-feira (23/12), às operações do piscinão Jaboticabal, que fica na divisa entre São Bernardo, São Caetano e São Paulo, e é uma das principais obras de macrodrenagem da região metropolitana.

Durante o evento da última entrega do ano pelo governo do Estado, que contou com a presença de políticos, lideranças populares e técnicos das três cidades, não faltaram memórias de grandes enchentes, histórico da obra, críticas à Enel (concessionária responsável pela distribuição de energia na capital e em municípios da Região Metropolitana), e até alfinetadas políticas.

“Nosso piscinão está pronto para funcionar, aliás não posso deixar de falar porque nossas bombas, que vão puxar 850 litros por segundo, vão funcionar com gerador porque a Enel não fez a ligação de energia e, para variar, deixou a gente na mão. Mas não tem problema porque vamos colocar para funcionar assim mesmo, com gerador”, disse Tarcísio.

Durante a coletiva de imprensa após o evento, ele voltou a fazer duras críticas à Enel, afirmou já ter levado o problema a várias instâncias e disse que “uma providência precisa ser tomada”. “Temos muitas obras em São Paulo que atrasam, muitas vezes nem são entregues, por falta de ligação de energia elétrica. Temos aqui o problema das bombas e falei com o presidente da Enel hoje sobre isso, sobre a estrutura elétrica, sobre a energização da linha 6 do metrô para que não haja atraso de entrega e a preparação para as chuvas que virão intensas e com ventos fortes agora no final do ano. A gente tem de se preparar para não ter o vexame que a Enel proporcionou nas últimas vezes e eles são frequentes quando o quesito é vexame. Não podemos permitir isso.”

Com capacidade para armazenar até 900 mil m3  de águas pluviais, o equivalente a 360 piscinas olímpicas, o piscinão Jaboticabal contribui para o controle de inundações de uma área de até 100 km2 e vai beneficiar cerca de 1,5 milhão de pessoas no ABC e na capital. O empreendimento, que possui 13 metros de profundidade e ocupa uma área de 130 mil m2, faz parte de um pacote de R$ 25 bilhões que vem sendo executado pelo governo para ampliar a resiliência hídrica no Estado. O investimento é de aproximadamente R$ 573 milhões.

Passado de enchentes

O deputado Tiago Auricchio disse que se lembra das enchentes desde criança e citou um episódio de 2019 com o então governador João Doria. “Eu me lembro, desde pequeno, que São Caetano, São Bernardo e Santo André sofriam muito com problemas de enchentes. Veio uma grande enchente em 2019 e todas as cidades sofreram. Foi quase uma semana para a água baixar e as cidades conseguirem limpar as consequências. Imediatamente naquele momento o Estado se prontificou e me lembro que o governador Doria chamou os prefeitos em uma sala e disse que entraria na coletiva e diria que ia fazer esse piscinão Jaboticabal. Ninguém naquele momento acreditou porque desde pequeno eu ouvia meu pai falar da história do Jaboticabal e era cheio de desafios. Hoje chega este presente principalmente para São Caetano”, disse Tiago.

A deputada Carla Morando disse que foram mais de 150 caminhões saindo da obra durante dois anos. Ela fez um agradecimento especial ao marido, ex-prefeito de São Bernardo e atual secretário municipal de Segurança Urbana, que estava presente ao evento desta terça-feira.

“Na época do início desta obra, ele foi o responsável pela reunião junto ao governo para podermos destravar esse problema que a gente tinha no ABC. Fico muito feliz porque nasci e morei minha vida toda em São Caetano, do outro lado do rio, e todos os anos, não pulava um, que não enchia as casas das pessoas que moravam nas ruas Brás Cubas, Martim Afonso e era sempre a mesma história. Isso realmente vai fazer toda a diferença.”

A deputada Ana Carolina Serra ressaltou que a obra vai afetar a vida de 1,5 milhão de pessoas que “estavam acostumadas a ter comportas em casa e de aguardar pelo pior nesse período de chuvas”.

Com capacidade para armazenar até 900 mil m3  de águas pluviais, o equivalente a 360 piscinas olímpicas, o piscinão Jaboticabal contribui para o controle de inundações de uma área de até 100 km2 e vai beneficiar cerca de 1,5 milhão de pessoas no ABC e na capital.
Com capacidade para armazenar até 900 mil m3  de águas pluviais, o equivalente a 360 piscinas olímpicas, o piscinão Jaboticabal contribui para o controle de inundações de uma área de até 100 km2 e vai beneficiar cerca de 1,5 milhão de pessoas no ABC e na capital. Foto: Divulgação/PSBC

Autoridades presentes

Além do prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes, também estiveram presentes ao evento os prefeitos de São Caetano, Tite Campanella; São Bernardo, Marcelo Lima e Ribeirão Pires, Guto Volpi. Com exceção de Nunes, nenhum dos outros foi chamado pelo cerimonial para discursar.

Na plateia, além de Orlando Morando, estava o ex-prefeito de Santo André, Paulinho Serra, que acompanhava a esposa, a deputada Ana Carolina Serra.

Tarcísio fez questão, ao final do discurso, de citar Morando e Paulinho. “Queria cumprimentar dois grandes prefeitos aqui da Região: Orlando Morando, que hoje faz parte do secretariado do Ricardo Nunes e Paulo Serra, ex-prefeito e sempre prefeito de Santo André, sempre prefeito de São Bernardo, parabéns pelo trabalho de vocês dois, e é isso. Estamos muito felizes de entregar esse dispositivo que a gente sabe que vai fazer a diferença aqui para a Região.”

No fim de semana, o governador ficou em meio a um mal-estar político entre Carla Morando e Marcelo Lima, que “brigaram” pela paternidade da ponte estaiada de São Bernardo.

Além do prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes, também estiveram presentes ao evento os prefeitos de São Caetano, Tite Campanella; São Bernardo, Marcelo Lima e Ribeirão Pires, Guto Volpi.
Além do prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes, também estiveram presentes ao evento os prefeitos de São Caetano, Tite Campanella; São Bernardo, Marcelo Lima e Ribeirão Pires, Guto Volpi. Fotivulgação/PSBC

Resposta da Enel às críticas do governador

A Enel informou, por meio de nota, que a execução da obra do piscinão Jaboticabal depende ainda de adaptações internas do empreendimento, que são de responsabilidade do governo do Estado. “A Enel tem atuado junto a representantes do governo para agilizar a conexão do piscinão. No último dia 17, parte da documentação solicitada foi enviada para a distribuidora para que fossem concluídas as análises técnicas necessárias antes da contratação do serviço.”

O post Governador inicia operação do piscinão Jaboticabal, critica Enel e fecha ano de entregas apareceu primeiro em ABCD Jornal.

Conteúdo Externo:O Portal ABC contém conteúdo importado automaticamente através de RSS/Feed de distribuição gratuita de outros portais de conteúdo da região do grande ABC.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *