Enxurrada arrasta carro de casal de idosos em SP e motociclista em Santo André durante chuva

As fortes chuvas que atingiram o estado de São Paulo nesta sexta-feira (16/01) deixaram um rastro de destruição e tristeza. Na capital, o carro de um casal de idosos foi arrastado e as buscas foram retomadas na manhã deste sábado (17/01), resultando na localização do corpo de Marcos Ribeiro, de 68 anos. Ele estava em um veículo que foi tragado por um córrego na Zona Sul. Já em Santo André, um motociclista viveu momentos de pânico ao ser levado pela força da água, mas sobreviveu.
Ocorrência na Capital
Esse caso mais grave aconteceu na Avenida Carlos Caldeira Filho, entre o Capão Redondo e a Vila Andrade. A via transformou-se em um rio, e a força da correnteza arrastou dois carros para dentro de um córrego.
No HB20 branco estava o casal Marcos e Maria Deusdete Ribeiro, de 67 anos. Enquanto o corpo de Marcos foi reconhecido pelo filho neste sábado, Maria continua desaparecida. A família, abalada, descreveu os dois como inseparáveis. “Por isso acredito que foram embora juntos”, disse um dos filhos à CNN. Um segundo veículo, um Sandero vermelho, também caiu na água, mas não há informações sobre vítimas neste automóvel.
Incidente em Santo André
No ABC Paulista, a cena de um motociclista sendo levado pela enxurrada no cruzamento da Rua Japão com a Alfredo Maluf, no Parque das Nações, impressionou moradores. Apesar da violência da água, o homem conseguiu se levantar sozinho e não teve ferimentos graves.
A Prefeitura de Santo André emitiu nota informando que a cidade registrou 52,5 milímetros de chuva em apenas uma hora. O temporal causou o transbordamento do Rio Tamanduateí e do Córrego Guaixaya, além de quedas de muros e árvores.
Orientações de Segurança
A Defesa Civil permanece em alerta, pois há previsão de mais chuva para as próximas horas. O órgão reitera que motoristas nunca devem tentar atravessar áreas alagadas, destacando que apenas 30 centímetros de água são o bastante para arrastar um veículo e colocar vidas em risco.
Veja nota da Prefeitura na íntegra
A Prefeitura de Santo André, por meio do Departamento de Proteção e Defesa Civil, esclarece que, nesta sexta-feira (16), foram registrados 52,5 milímetros de chuva em uma hora.
Para as próximas horas também há previsão de chuva.
Até o momento, uma árvore caiu no Núcleo Eucaliptos, no bairro Cata Preta.
Além disso, houve a ocorrência de um desabamento de muro, na Rua Floreal, no Jardim Ipanema, e de transbordamento de trechos do Rio Tamanduateí e do Córrego Guaixaya.
Quatro vias registraram pontos de alagamento: Rua Almada, no Jardim Santo Alberto; Avenida das Nações x Avenida Oratório, no Parque Novo Oratório; Avenida dos Estados, próximo à Avenida André Ramalho, no Parque João Ramalho; e Rua Xingu, na Vila Valparaíso.
Não há vítimas fatais”.
O post Enxurrada arrasta carro de casal de idosos em SP e motociclista em Santo André durante chuva apareceu primeiro em ABCD Jornal.
Conteúdo Externo:O Portal ABC contém conteúdo importado automaticamente através de RSS/Feed de distribuição gratuita de outros portais de conteúdo da região do grande ABC.
