CidadesMauáPolítica

Lula quebra protocolos e expõe linha eleitoral durante anúncios de investimentos em Mauá

Tempo estimado de leitura: 3 minutos
Lula quebra protocolos e expõe linha eleitoral durante anúncios de investimentos em Mauá
Lula quebra protocolos e expõe linha eleitoral durante anúncios de investimentos em Mauá. Foto: Divulgação

 

Em visita a Mauá nesta segunda-feira (9/02) para anunciar investimentos na Saúde e Educação, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva levou o discurso para a linha eleitoral alternando momentos de quebra de protocolo misturados a linguagem popular, palavrões e temas sensíveis como feminicídio, educação de jovens e preconceito.

Lula já começou o discurso quebrando o protocolo e mostrando o presente que recebeu da primeira-dama de Mauá, Fernanda Oliveira. Dentro de uma caixa com fita vermelha tinha uma camiseta do Corinthians e uma plaquinha com referência a Mauá. “Preciso mostrar para vocês o que ganhei aqui da esposa do Marcelo (Oliveira, o prefeito da cidade)”. E emendou um “Vai Corinthians”, em ritmo de torcida ao time do coração, o que arrancou aplausos da plateia.

Seguiu falando sobre educação e aproveitou para dizer que não teve a oportunidade de cursar uma faculdade, mas que é “obcecado” por facilitar e abrir portas de estudos para os jovens. Já usou o tema para tratar de mulheres repetindo frases como: “Mulher não é propriedade do homem” e “Menina sem educação vai ser assediada”.

Ao lado do prefeito de Mauá ,Marcelo Oliveira, o presidente contou com a presença do vice-presidente Geraldo Alckmin, dos ministros da Saúde, Alexandre Padilha e da Educação, Camilo Santana, da secretária executiva da Casa Civil, Miriam Belchior, além de deputados estaduais e federais e prefeitos de Santo André, Gilvan Ferreira, de São Bernardo do Campo, Marcelo Lima, de Ribeirão Pires, Guto Volpi e de Rio Grande da Serra, Akira Auriani reforçando o peso político e institucional do evento. Todas as cidades foram contempladas com ambulâncias do Samu, um total de 34.

Todas as cidades foram contempladas com ambulâncias do Samu, um total de 34.
Todas as cidades foram contempladas com ambulâncias do Samu, um total de 34. Foto: Divulgação

Dedada

Quando citou os homens, levantou a saúde e o preconceito relacionado aos exames de próstata dizendo que as mulheres se cuidam muito mais e submetem-se a exames invasivos e desconfortáveis como mamografias e outros ginecológicos. “Enquanto a mulher se submete a um monte de exames, o homão tem vergonha de tomar uma dedada”, referindo-se ao exame de toque, uma das formas de se detectar o câncer de próstata.

Prefeitos

Ao entregar simbolicamente as chaves de ambulâncias aos prefeitos da Região, salientou que dois são filiados ao PL e fez questão de comparar-se ao governo anterior, sem citar o ex-presidente Jair Bolsonaro. “Eu chamei vocês aqui para tirar uma foto – Lula pediu que os prefeitos levantassem para uma foto – mas também para colocar um pouco de consciência política nessas pessoas. Quando a gente exerce um cargo político importante, a gente não tem o direito de ser mesquinho e pequeno”.

E completou: “Eu queria falar uma coisa para vocês sobre democracia. O que é a gente governar exercendo a democracia. De todos estes prefeitos que estão aqui, vocês viram que Santo André recebeu 10 ambulâncias e a cidade não tem um prefeito do PT. Eu poderia ter feito como outros presidentes e não trazer ambulância para Santo André. Diadema recebeu nove ambulâncias e Diadema derrotou o PT, eu poderia não ter trazido nenhuma ambulância. São Caetano sempre derrotou o PT e eu não precisaria dar ambulância para São Caetano, Ribeirão Pires, São Bernardo. Poderia dar todas para este caboclo aqui”, apontando o prefeito de Mauá.

o entregar simbolicamente as chaves de ambulâncias aos prefeitos da Região, salientou que dois são filiados ao PL e fez questão de comparar-se ao governo anterior, sem citar o ex-presidente Jair Bolsonaro.
Ao entregar simbolicamente as chaves de ambulâncias aos prefeitos da Região, salientou que dois são filiados ao PL e fez questão de comparar-se ao governo anterior, sem citar o ex-presidente Jair Bolsonaro. Foto: Divulgação

O post Lula quebra protocolos e expõe linha eleitoral durante anúncios de investimentos em Mauá apareceu primeiro em ABCD Jornal.

Conteúdo Externo:O Portal ABC contém conteúdo importado automaticamente através de RSS/Feed de distribuição gratuita de outros portais de conteúdo da região do grande ABC.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *