CidadesPolítica

André Mendonça assume relatoria do caso Master após Toffoli deixar o processo – 2026-02-12 22:26:29

Tempo estimado de leitura: 2 minutos

André Mendonça assume relatoria do caso Master após Toffoli deixar o processo – 2026-02-12 22:26:29 – 2026-02-12 22:26:29

André Mendonça assume relatoria do caso Master após Toffoli deixar o processo
André Mendonça assume relatoria do caso Master após Toffoli deixar o processo. Foto: Divulgação/STF

O ministro André Mendonça foi sorteado, na noite desta quinta-feira (12/2), como o novo relator do “caso Master” no Supremo Tribunal Federal (STF). A redistribuição do processo ocorre poucas horas após o ministro Dias Toffoli deixar a relatoria, em meio a desdobramentos da Operação Compliance Zero.

A mudança de comando no processo foi selada por uma nota conjunta assinada por todos os dez ministros da Corte. No texto, os magistrados afirmam que, “considerados os altos interesses institucionais”, foi acolhida a comunicação de Toffoli para se afastar do caso.

O estopim da crise

A movimentação institucional foi deflagrada por um relatório da Polícia Federal enviado ao STF. O documento contém dados extraídos do celular de Daniel Vorcaro, dono do Banco Master, apreendido na segunda fase da Operação Compliance Zero.

Nas mensagens analisadas, a PF encontrou menções diretas ao nome de Dias Toffoli e detalhes sobre negociações envolvendo um resort no Paraná. O empreendimento estaria conectado à teia de investigações que envolvem o grupo financeiro.

Reunião de emergência e defesa

A decisão de afastar Toffoli foi tomada após uma reunião convocada às pressas pelo presidente do STF, ministro Edson Fachin, que terminou por volta das 20h. Durante o encontro, Fachin apresentou o conteúdo sigiloso da PF aos demais integrantes da Corte.

Mais cedo, o ministro Dias Toffoli:

  • Admitiu ser sócio do resort mencionado nas investigações;

  • Negou qualquer relação pessoal ou profissional com Daniel Vorcaro;

  • Rechaçou vínculos com familiares do empresário.

Próximos passos

Com a saída de Toffoli, a presidência do STF já trabalha nas providências processuais para extinguir a Arguição de Suspeição que havia sido aberta contra o magistrado. Agora, cabe a André Mendonça analisar o acervo do processo e decidir os rumos das investigações que miram o Banco Master e as conexões políticas e judiciais do grupo.

O post André Mendonça assume relatoria do caso Master após Toffoli deixar o processo apareceu primeiro em ABCD Jornal.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *