Bolsonaro segue na UTI e defesa prepara novo pedido de prisão domiciliar – 2026-03-14 23:01:01
Bolsonaro segue na UTI e defesa prepara novo pedido de prisão domiciliar – 2026-03-14 23:01:01 – 2026-03-14 23:01:01

O estado de saúde do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) apresentou novas complicações neste sábado (14/3). Internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do hospital DF Star, em Brasília, o ex-presidente teve uma piora na função renal e elevação dos marcadores inflamatórios, conforme boletim médico oficial. Diante do agravamento, a defesa articula um novo pedido de prisão domiciliar humanitária junto ao Supremo Tribunal Federal (STF).
Bolsonaro, que cumpre pena de 27 anos e 3 meses deu entrada na unidade na manhã de sexta-feira (13/3) com um quadro de broncopneumonia bacteriana bilateral. O médico Claudio Birolini, que acompanha o caso, alertou para a gravidade da situação: “O risco de um evento potencialmente mortal surge mais uma vez nessas circunstâncias”, afirmou, citando o risco de insuficiência respiratória.
A estratégia da defesa
Após visitar o pai, o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) confirmou que os advogados aguardam apenas a conclusão de um novo laudo médico detalhado para acionar o STF. Este será o quinto pedido de domiciliar; os quatro anteriores foram negados pela Primeira Turma da Corte.
“A gente está aguardando a elaboração do laudo médico em função desse fato novo. Assim que tiver esse documento, a defesa vai mais uma vez requerer a domiciliar humanitária”, declarou o senador a jornalistas.
A família argumenta que a estrutura do sistema prisional (“Papudinha”) é insuficiente para o monitoramento 24 horas exigido pelo estado de saúde do ex-presidente. Segundo Flávio, o isolamento na cela aumenta o risco de um acidente doméstico ou efeito colateral de medicamentos sem socorro imediato.
Decisões do STF e restrições no hospital
Apesar da gravidade, o ministro Alexandre de Moraes, relator do caso, tem mantido o entendimento de que o ambiente prisional é adequado e respeita a dignidade da pessoa humana. Em decisões anteriores, Moraes citou a tentativa de rompimento de tornozeleira eletrônica por parte de Bolsonaro como um dos motivos para manter a custódia física.
Para a atual internação, o ministro autorizou a presença da ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro e dos filhos como acompanhantes, mas impôs regras rígidas:
-
Vigilância Policial: Policiais do 19º BPM fazem a guarda 24 horas na porta do quarto e nas dependências do hospital.
-
Proibição de Eletrônicos: É vedada a entrada de celulares, computadores ou tablets no quarto, permitindo-se apenas equipamentos de suporte médico.
Quadro Clínico Atual
De acordo com o boletim assinado pela equipe multidisciplinar do DF Star, Bolsonaro está clinicamente estável, mas permanece sem previsão de alta da UTI. O tratamento inclui:
-
Antibióticos e hidratação por via endovenosa;
-
Fisioterapia respiratória e motora;
-
Medidas de prevenção de trombose venosa.
O post Bolsonaro segue na UTI e defesa prepara novo pedido de prisão domiciliar apareceu primeiro em ABCD Jornal.
Leia mais notícias aqui.
