Cidades

Itaquaquecetuba e Mogi lideram geração de empregos no Alto Tietê  – 2026-04-16 19:00:57

Tempo estimado de leitura: 2 minutos

Itaquaquecetuba e Mogi lideram geração de empregos no Alto Tietê  – 2026-04-16 19:00:57 – 2026-04-16 19:00:57

Itaquaquecetuba e Mogi lideram geração de empregos no Alto Tietê 
A economia do Alto Tietê demonstra vigor com a ascensão de seus principais polos urbanos nos indicadores estaduais de empregabilidade. Em fevereiro de 2026, Itaquaquecetuba [1] e Mogi das Cruzes consolidaram suas posições entre as 30 cidades que mais geraram postos de trabalho em todo o estado de São Paulo.

Juntas, as duas cidades somaram 1.195 novas vagas formais no período, o que representa uma média superior a 42 contratações por dia. Os dados foram extraídos do levantamento da Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados (Seade), com base nos registros do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho.

Desempenho de Itaquaquecetuba supera polos industriais

O município de Itaquaquecetuba [2] registrou a abertura de 561 novos postos de trabalho em fevereiro, garantindo a 29ª posição no ranking dos 645 municípios paulistas. No acumulado do primeiro bimestre de 2026, a cidade apresenta um desempenho ainda mais expressivo, subindo para a 28ª colocação estadual com 723 vagas totais.

Com esses números, Itaquaquecetuba conseguiu superar cidades tradicionalmente fortes nos setores de indústria e serviços, como Araraquara (31ª), Mauá (32ª) e Taubaté (37ª). A constância no crescimento econômico é reforçada pelo balanço dos últimos 12 meses, período em que o município gerou 1.442 empregos formais, mantendo-se na 28ª posição de elite do desenvolvimento econômico paulista.

Fatores de crescimento e infraestrutura

Para a administração municipal, o resultado é fruto de um conjunto de políticas públicas voltadas à atração de investimentos. O prefeito de Itaquaquecetuba, Delegado Eduardo Boigues, aponta que a confiança do setor privado é estimulada por melhorias diretas na infraestrutura urbana e segurança.

“É papel do poder público semear ações para impulsionar a economia dos municípios; e é isso que temos feito em Itaquaquecetuba. Os dados mostram que os empregos crescem de forma contínua, e não pontual. É incrível estarmos entre os 30 que mais geram oportunidades em um universo de 645 cidades paulistas”, destacou o prefeito.

Mogi das Cruzes e o cenário regional no Alto Tietê

Mogi das Cruzes, administrada pela prefeita Mara Bertaiolli, também obteve destaque ao abrir 634 vagas em fevereiro, alcançando a 26ª posição no estado. O protagonismo de Mogi e Itaquaquecetuba isola as duas cidades como as principais forças econômicas do Alto Tietê dentro do recorte da Fundação Seade.

CidadeVagas Geradas (Fev)Posição no EstadoMogi das Cruzes63426ªItaquaquecetuba56129ªTotal Combinado1.195-

No contexto macroeconômico, o estado de São Paulo reafirma sua posição de liderança nacional. Em fevereiro de 2026, o território paulista foi responsável por 37,5% do total de vagas com carteira assinada criadas no Brasil e por 72% dos novos postos na região Sudeste.

[1] https://www.itaquaquecetuba.sp.gov.br/
[2] https://abcdoabc.com.br/itaquaquecetuba-itaqua-para-o-mundo/

Leia mais notícias aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *