Espaço Lilás chega a São Bernardo e amplia a proteção para as mulheres
Espaço Lilás chega a São Bernardo e amplia a proteção para as mulheres

O Governo do Estado de São Paulo confirmou na quarta-feira (12) a instalação do Espaço Lilás [1] na cidade de São Bernardo do Campo [2]. A unidade funcionará dentro da Polícia Militar para oferecer acompanhamento humanizado e contínuo a mulheres que sofreram agressões. O projeto integra uma rede de 40 novas salas operacionais distribuídas pelos batalhões paulistas.
Profissionais femininas da corporação conduzirão os atendimentos na unidade especializada. As equipes realizarão visitas solidárias em até dez dias após o registro do boletim de ocorrência. Os agentes também organizarão o grupo comunitário PVS Acolher para orientar as vítimas sobre a rede de proteção disponível e as medidas legais cabíveis.
Ação do Espaço Lilás foca na prevenção de reincidências
Divulgação
A estratégia estadual busca romper o ciclo de abusos através da proximidade com a população. A criação do Espaço Lilás altera a dinâmica tradicional de segurança pública ao priorizar a busca ativa e a presença comunitária constante. A meta central consiste em garantir que as vítimas não voltem a sofrer retaliações de seus agressores.
“A ideia é estabelecer uma rede de proteção, disseminando as políticas públicas do Estado também para os municípios. Vamos tentar fazer com que a rede de proteção seja ampliada e chegue na ponta da melhor maneira possível”, completou o governador Tarcísio de Freitas.
Diferença entre os serviços de acolhimento
O atendimento no Espaço Lilás funciona de maneira complementar ao serviço de emergência da Cabine Lilás, acionada pelo telefone 190. A cabine gerencia o despacho imediato de viaturas e monitora agressores que utilizam tornozeleira eletrônica. O novo programa assume a responsabilidade de fortalecer o vínculo de confiança com a vítima nos dias seguintes ao crime.
“O modelo transforma o atendimento à violência doméstica de um formato pontual para um contínuo, preventivo e de acompanhamento próximo da vítima dentro da própria estrutura da PM”, disse o secretário da Segurança Pública, Osvaldo Nico Gonçalves.
Divulgação
As iniciativas de segurança regional integram o movimento SP Por Todas, voltado à ampliação da autonomia feminina e visibilidade das políticas de assistência. As prefeituras paulistas articulam a chegada das novas estruturas para consolidar redes de proteção eficientes. A inauguração do Espaço Lilás representa um avanço estrutural necessário para o combate definitivo à violência de gênero.
[1] https://www.mulher.sp.gov.br/sec_mulheres
[2] https://abcdoabc.com.br/sao-bernardo-obras-27-vias-pos-balsa/
Leia mais notícias aqui.
