Orquestra de Santo André apresenta Bach e Cia
Orquestra de Santo André apresenta Bach e Cia
Santo André terá neste fim de semana duas apresentações gratuitas da Orquestra Sinfônica de Santo André. O concerto de agosto, batizado de “Prata da Casa II – Bach e Cia”, será realizado no Teatro Municipal Maestro Flavio Florence no sábado (15), às 19h30, e no domingo (16), às 11h.
A segunda edição do projeto coloca os próprios músicos da orquestra no centro do palco. Em vez de solistas convidados, o espetáculo destaca talentos que integram o corpo estável da Sinfônica.
LEIA TAMBÉM: Parque Tecnológico de Santo André lança podcast Savoya Talks
A entrada é gratuita e, se possível, o público é convidado a doar 2 kg de alimento não perecível.

Orquestra de Santo André valoriza talentos próprios
Mulheres ganham destaque no concerto
Segundo o maestro Abel Rocha, diretor artístico da Orquestra, a proposta mantém uma tradição iniciada em 2023, quando a programação de agosto passou a valorizar a música de câmara barroca.
“Esse espetáculo mantém a tradição iniciada em 2023 de dedicar a programação de agosto à música de câmara barroca, destacando o talento das musicistas do próprio corpo estável da Sinfônica. A proposta valoriza a excelência das instrumentistas da Orquestra, que assumem o papel de solistas em algumas das mais importantes obras do século XVIII”, destacou.
O programa também chama atenção pela presença feminina, reunindo mulheres como solistas e incluindo uma composição de Maria Teresa Agnesi, compositora italiana pouco conhecida do grande público.
Bach abre a programação
O concerto começa com o Concerto para Violino e Oboé em ré menor, BWV 1060r, de Johann Sebastian Bach.
A violinista Paula Souza Lima e a oboísta Gizele Sales assumem os solos da obra, marcada pelo diálogo entre os dois instrumentos.
Na sequência, será apresentado o Concerto para Viola em Sol Maior, de Georg Philipp Telemann, com Camila Ribeiro como solista.
Concerto de Brandemburgo nº 4
A programação segue com o Concerto de Brandemburgo nº 4, de Bach. Os solos serão executados por Mônica Camargo e Amanda Bomfim, nas flautas, e Natália Brito, no violino.
A obra faz parte do conhecido conjunto dos Concertos de Brandemburgo e é marcada pela combinação entre os instrumentos solistas e a orquestra.
Maria Teresa Agnesi encerra apresentação
O encerramento fica por conta da Ouvertura de L’Insubria consolata, composta em 1766 por Maria Teresa Agnesi.
Agnesi foi uma das poucas mulheres compositoras de ópera de seu período e desenvolveu sua carreira entre Milão e Viena.
A obra foi criada para celebrar o casamento da arquiduquesa Beatrice d’Este de Parma com o arquiduque Ferdinando de Habsburgo, união que também tinha importância política para o norte da Itália.
Durante o concerto, o maestro Abel Rocha também tocará cravo, instrumento que teve papel central na música europeia entre os séculos XVI e XVIII, antes da popularização do piano.
Serviço
Concerto “Prata da Casa II – Bach e Cia”
Data: sábado (15), às 19h30, e domingo (16), às 11h
Local: Teatro Municipal Maestro Flavio Florence
Endereço: Praça IV Centenário, s/nº, Centro, Santo André
Entrada: gratuita
Ingressos: retirada na bilheteria uma hora antes de cada apresentação, com limite de uma unidade por pessoa
Doação: 2 kg de alimento não perecível, de forma voluntária
Leia mais notícias aqui.
