Defesa Civil capacita 100 atiradores do Tiro de Guerra em Santo André
Defesa Civil capacita 100 atiradores do Tiro de Guerra em Santo André
O Departamento de Proteção e Defesa Civil de Santo André concluiu a capacitação de 100 atiradores do Tiro de Guerra do município para a formação de um novo núcleo do Nupdec (Núcleo de Proteção e Defesa Civil). A iniciativa potencializa a vocação natural desses jovens, que já recebem instruções voltadas à Defesa Civil em sua formação militar, preparando-os para atuar ativamente na prevenção e orientação de suas comunidades.
LEIA TAMBÉM: Santo André aprova 95% dos veículos a diesel vistoriados pelo ProAr
A formação foi realizada ao longo dos meses de agosto e setembro, com aulas teóricas e atividades práticas conduzidas por agentes municipais. Os conteúdos trabalhados trazem informações sobre as atribuições do órgão, noções de meteorologia, segurança, combate a incêndios florestais, riscos geológicos e tecnológicos, além da elaboração de planos de contingência e simulados.

Durante a capacitação, os atiradores conheceram a estrutura da sede da Defesa Civil e participaram de dinâmicas para aplicar os conhecimentos adquiridos. Em uma delas, fizeram a triagem de sacos de doações contendo roupas e objetos diversos, simulando uma situação de recebimento de grandes volumes de materiais durante ações de apoio à população.
Outro momento foi dedicado à Operação Estiagem, com orientações sobre prevenção e combate a incêndios em áreas de vegetação. Os participantes aprenderam conceitos relacionados à propagação do fogo, identificação da cabeça das chamas, realização de aceiros e mapeamento das áreas atingidas. Na sequência, testaram os conhecimentos na prática.

A diretora de Proteção e Defesa Civil de Santo André, Priscila de Oliveira, ressalta a importância da parceria e o nível de preparo dos jovens. “O Tiro de Guerra já cultiva valores cívicos e uma base sólida de disciplina e atuação em situações de crise. Ao integrá-los formalmente ao Nupdec, potencializamos essa capacidade. Agradecemos imensamente ao comando do Tiro de Guerra, na pessoa do Subtenente Edilson Soares de Morais, pela parceria inestimável. Em um cenário climático cada vez mais desafiador, contar com esses jovens como multiplicadores nos bairros faz toda a diferença para antecipar riscos e salvar vidas”, afirmou.
Com a formação, os integrantes do núcleo poderão colaborar com a Defesa Civil em seus bairros, compartilhando orientações e contribuindo para a identificação de situações de risco junto a familiares, amigos e vizinhos.
A preparação ganha importância diante do cenário climático atual, marcado pela atuação do El Niño, que pode influenciar os padrões de chuva e temperatura, reforçando a necessidade de ações de prevenção, monitoramento e preparação da população para diferentes situações de risco.

Nupdec – Os Núcleos de Proteção e Defesa Civil são formados por moradores voluntários capacitados para atuar junto às comunidades, auxiliando na prevenção de riscos e na disseminação de informações de segurança.
______
Por: Júlia Benini/PMSA
Leia mais notícias aqui.
