Após denúncia, GCM de São Bernardo resgata criança abandonada há 4 dias em casa no Batistini – 2026-02-11 19:32:02
Após denúncia, GCM de São Bernardo resgata criança abandonada há 4 dias em casa no Batistini – 2026-02-11 19:32:02 – 2026-02-11 19:32:02

Uma criança de 9 anos foi resgatada pela GCM (Guarda Civil Municipal) de São Bernardo, após denúncia de moradores, em estado de abandono, dentro de uma residência no bairro Batistini, na manhã desta quarta-feira (11/2). O menino estava há cerca de quatro dias sem assistência adequada, em condições insalubres e com sinais de debilidade física.
Por volta das 9h, a Guarda foi acionada via CCO (Centro de Controle Operacional) por moradores da região, que denunciaram possível abandono de incapaz em residência. As equipes seguiram imediatamente até o endereço indicado. No interior da casa, os guardas localizaram o menino sozinho deitado em uma cama em situação de vulnerabilidade.
Segundo relatos, a mãe deixou a casa levando a irmã de 3 anos há cerca de quatro dias. O local apresentava condições precárias de higiene, e o menino estava sem alimentação adequada durante o período. Diante do estado de vulnerabilidade e sinais de inanição, os próprios guardas providenciaram alimentação imediata para a criança.
A supervisora da GCM, Clélia, ressaltou que a atuação foi além do procedimento técnico e exigiu sensibilidade diante da situação encontrada. Segundo ela, a prioridade foi garantir cuidado imediato e preservar a integridade da criança. “Assim que a denúncia chegou, deslocamos a equipe. Encontramos o menino muito debilitado, sozinho e sem assistência. Providenciamos alimento naquele momento e acionamos o Conselho Tutelar para que toda a rede de proteção fosse mobilizada. O mais importante era assegurar que ele estivesse seguro e assistido”, afirmou.
ACOMPANHAMENTO
O caso segue sob acompanhamento do Conselho Tutelar, que já adotou as providências iniciais e encaminhou a criança para atendimento hospitalar, conforme previsto no ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente). O órgão mantém articulação direta com o Ministério Público para definição das medidas cabíveis.
O comandante da GCM de São Bernardo, Eduardo dos Santos, frisou que a participação da população é decisiva para interromper situações de risco. “Grande parte das ocorrências envolvendo abandono e maus-tratos só chega ao nosso conhecimento porque alguém teve a iniciativa de denunciar. Quando o cidadão liga, permite que a Guarda atue rapidamente e acione toda a rede de proteção. Essa atitude pode evitar consequências ainda mais graves”, afirmou.
DENUNCIE
Casos de abandono, maus-tratos ou qualquer ameaça aos direitos de crianças e adolescentes devem ser comunicados à GCM pelo telefone 153. O atendimento funciona 24 horas por dia e a identidade do denunciante é preservada.ACOMPANHAMENTO CONTÍNUO – Por ter sido prematura extrema e apresentado intercorrências graves, Ísis seguirá em acompanhamento ambulatorial especializado até os 7 anos de idade no próprio Hospital da Mulher, com equipe multidisciplinar. O prosseguimento permitirá monitorar desenvolvimento neuropsicomotor, visão, audição e crescimento.
O secretário de Saúde de São Bernardo, Dr. Jean Gorinchteyn, ressaltou que o caso da pequena Ísis consolida o papel do Hospital da Mulher e de toda a rede de pública de saúde municipal como um serviço de altíssima qualidade, com estrutura e equipes preparadas para casos de neonatologia de alta complexidade. “Mais do que um marco histórico, sua trajetória evidencia a capacidade do SUS em oferecer cuidado qualificado, acompanhamento contínuo e resultados concretos às famílias que enfrentam a prematuridade extrema”, pontuou.
O post Após denúncia, GCM de São Bernardo resgata criança abandonada há 4 dias em casa no Batistini apareceu primeiro em ABCD Jornal.
