Cidades

CBF emite nota para defender VAR da Supercopa

Tempo estimado de leitura: 2 minutos
Cbf - Brasileirão - sede
CBF emite nota para defender VAR da Supercopa – Foto: Lucas Figueiredo/CBF

A CBF afirmou que o VAR seguiu o protocolo ao revisar e expulsar Carrascal após o intervalo da final da Supercopa Rei 2026. A decisão foi tomada com base em novas imagens disponíveis no intervalo, uma situação que surpreendeu o técnico Filipe Luis.

Em nota divulgada na noite deste domingo (1º), a entidade explicou que a equipe de vídeo-arbitragem inicialmente não identificou elementos visuais suficientes para uma decisão clara sobre o lance, que ocorreu nos minutos finais do primeiro tempo. No entanto, com o acesso a ângulos adicionais durante o intervalo, o VAR recomendou a revisão ao árbitro central. Ao reanalisar o lance no monitor de campo no início da segunda etapa, o árbitro aplicou a expulsão.

A CBF ressaltou que a intervenção foi válida porque a partida ainda não havia sido reiniciada. A entidade também mencionou uma instabilidade no fornecimento de energia em setores do estádio, inclusive na sala do VAR, mas garantiu que foram tomadas providências para a continuidade da operação, sem prejuízo ao processo.

O procedimento adotado, segundo a confederação, está em conformidade com os protocolos internacionais de arbitragem. O fato, porém, gerou estranheza no técnico Filipe Luis, que declarou nunca ter visto algo semelhante e se disse surpreendido após montar a estratégia do segundo tempo para atuar com 11 contra 11.

Confira a nota da CBF sobre a Supercopa

“A Confederação Brasileira de Futebol, por meio da Comissão de Arbitragem, vem a público esclarecer os fatos relacionados à atuação da equipe de arbitragem na final da Supercopa Rei Superbet 2026, disputada no dia 1º de fevereiro de 2026, no Estádio Mané Garrincha, em Brasília-DF

No encerramento do primeiro tempo, foi verificada uma possível conduta antidesportiva ocorrida no último lance da etapa. A equipe de vídeo-arbitragem analisou as imagens disponíveis naquele momento e concluiu que não havia elementos visuais suficientes para uma determinação clara e segura da conduta do atleta em questão.

Dessa forma, após a retomada das atividades no intervalo da partida, com acesso a ângulos adicionais de imagem que não estavam disponíveis anteriormente, a equipe de VAR recomendou ao árbitro central a revisão do lance diretamente no monitor de campo.

Ao proceder à revisão no início da segunda etapa, o árbitro aplicou a penalidade disciplinar prevista no protocolo.

Adicionalmente, houve instabilidade no fornecimento de energia elétrica em setores do estádio, inclusive na VOR (Vídeo Office Room), que impactou parte dos sistemas utilizados na operação de vídeo-arbitragem. A CBF esclarece que tomou as providências cabíveis para mitigação dos efeitos e continuidade da operação.

Reforçamos que todos os procedimentos adotados estão de acordo com as diretrizes dos protocolos internacionais de arbitragem e uso de tecnologia no futebol.”

O post CBF emite nota para defender VAR da Supercopa apareceu primeiro em ABCD Jornal.

Conteúdo Externo:O Portal ABC contém conteúdo importado automaticamente através de RSS/Feed de distribuição gratuita de outros portais de conteúdo da região do grande ABC.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *