Companhia de Danças de Diadema apresenta o 22º Cirandança inspirado no Tropicalismo

Três dias de apresentações grátis reúnem cerca de 600 participantes, entre alunos, artistas orientadores e agentes culturais, com última sessão no dia do aniversário de Diadema (8/12).

A 22ª edição do Cirandança, tradicional evento da Companhia de Danças de Diadema, acontece nos dias 6, 7 e 8 de dezembro, no Teatro Clara Nunes no Centro Cultural Diadema. O Tema de 2019 é Tropicalis, sendo todos os espetáculos inspirados no movimento tropicalista: a cada dia as apresentações são diferentes.

As sessões são grátis e ocorrem às 20 horas na sexta-feira, às 17 horas no sábado e às 19 horas no domingo.

O evento encerra as atividades do ano do projeto Bailando em Ciranda. Tropicális reúne aproximadamente 600 participantes das Oficinas de Dança, ministradas pelos profissionais da Companhia de Danças de Diadema. Os protagonistas são, desde crianças a idosos, participantes do projeto de dança-educação desenvolvido com e para a população da cidade de Diadema, desde 1995, realizado pela Secretaria Municipal de Cultura da Cidade de Diadema. E são os integrantes desta população, pessoas que amam a dança, que se reúnem ao final de cada ano, para apresentar um espetáculo múltiplo com o intuito de divertir, informar, provocar reflexões e inspirar os espectadores.

Tropicális mostra, por meio da dança, a efervescência criativa no Brasil, na época do surgimento da Tropicália, movimento que enaltecia a liberdade de expressão artística; influenciando as artes no Brasil, até os dias de hoje. “O desejo de reunir os participantes desse projeto nasceu há 21 anos, e vem se concretizando, anualmente, com a realização do Cirandança”, comenta a diretora da Companhia, Ana Bottosso.

A concepção e criação dos espetáculos têm participação de todos os integrantes, de forma integrativa e colaborativa, reafirmando a importância da troca de experiências que contribui para o crescimento pessoal e aprendizado de vida de cada um. Durante as oficinas de dança, eles também recebem orientações sobre todo universo de um espetáculo, como noções de iluminação e trilha sonora, iniciação em posicionamento no palco, criação de figurino e acessórios cênicos e relação com a plateia. O Cirandança dá aos alunos a oportunidade de mostrar o resultado das oficinas de dança no palco mais importante de Diadema, o Teatro Clara Nunes.

A cada edição, o Cirandança elege um tema para o desenvolvimento das coreografias. Cada turma mostra no palco, pelos movimentos da dança, o resultado da inspiração ou leitura feita. Entre os temas que já nortearam o Cirandança nesses 21 anos estão: Heitor Villa-Lobos, Luiz Gonzaga, Monteiro Lobato, Santos Dumont, Menino Maluquinho, Charlie Chaplin e Ivonice Satie, entre outros.

Esta é uma realização da Secretaria Municipal de Cultura de Diadema, Associação Projeto Brasileiro de Dança e Companhia de Danças de Diadema por meio do ProAc ICMS, da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo. O projeto conta também com o apoio cultural da Waelzholz Brasmetal, Fisio&Forma e Capézio.

FICHA TÉCNICA
  • Coordenação geral: Ana Bottosso.
  • Produção administrativa: Ton Carbones.
  • Assistência de Produção: Daniela Garcia e Jehn Salles.
  • Artistas orientadores da Companhia de Danças de Diadema: Ana Bottosso, Carlos Veloso, Carolini Piovani, Daniele Santos, Danielle Rodrigues, Elton de Souza, Guilherme Nunes, Júlia Brandão, Leonardo Carvajal, Thaís Lima, Ton Carbones e Zezinho Alves.
Serviço

Espetáculo: Cirandança
Com alunos do Programa de Oficinas de Danças de Diadema & Companhia de Danças de Diadema
Entrada franca (chegar com 1h de antecedência) – Classificação: Livre. 370 lugares.

06/12 – Sexta-feira, às 20h
Integrantes das Oficinas dos Centros Culturais: C.C. Diadema, C.C. Promissão e C.C. Serraria.

07/12 – Sábado, às 17h
Integrantes das Oficinas dos Centros Culturais: C.C. Diadema, C.C. Heleny Guariba e C.C. Vila Nogueira.

08/12 – Domingo, às 19h
Integrantes das Oficinas dos Centros Culturais: C.C. Diadema, C.C. Eldorado e C.C. Taboão – Biblioteca Santa Luzia.

Centro Cultural Diadema – Teatro Clara Nunes
Rua Graciosa, 300. Centro, Diadema. Tel: (11) 4056-3366

Leia mais sobre TEATRO E SHOWS

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *