Projeto leva oficinas que possibilitam empreender em casa para moradores de Diadema e Santo André

Oficinas gratuitas serão ministradas online entre setembro e dezembro

A população das cidades de Diadema e Santo André receberá oficinas de artesanatos naturais gratuitas visando possibilitar uma forma de empreender a partir de suas casas. As aulas, patrocinadas pela empresa ACZ Inox, serão ministradas para cerca de 30 pessoas assistidas pela ONG Alem-Brasil. O projeto tem início no dia 22 de setembro e segue até meados de dezembro.

Todas as atividades têm como foco o aprendizado e a geração de renda, para que os participantes possam transformar o que aprenderam em fonte de renda.  Os temas abordados serão: pintura natural, produção de tintas naturais e tingimento, produção e mercado de biojóias, tear e marchetaria.

O projeto ‘Arte e Diversidade Brasileira’, patrocinado pela ACZ Inox com recursos de incentivo proveniente da Lei Federal de Incentivo à Cultura, conta com a realização da MR2 Cultural e apoio da Think Projetos.   “A ACZ INOX acredita que a realização do projeto “Arte e Diversidade” terá um impacto muito positivo na comunidade local e região, pois somente com o desenvolvimento de atividades criativas e a profissionalização constante de cada indivíduo, podem gerar um futuro mais promissor aos jovens e uma maior competitividade na entrada no mercado de trabalho”, afirma Hector Pelosini, gerente de Marketing na ACZ INOX.

As aulas serão ministradas pela artista plástica Clara Aidar. Nas oficinas artesanais os alunos aprenderão a reutilizar materiais naturais e recicláveis, buscando trabalhar a sustentabilidade nos itens utilizados no dia a dia e a imersão na diversidade da arte nativa brasileira. Para isso, vão trabalhar com itens locais para produção dos materiais na oficina.

Clara Aidar explica que as aulas buscam associar técnicas artesanais à criação de produtos diferenciados e artísticos. “Essa ligação entre as artesanias manuais visa trazer contribuições diversas ao processo de confecção para diferenciar cada trabalho produzido, uma vez que cada aluno faz escolhas distintas que expressam suas preferências e afinidades. Nesse sentido podemos dizer que cada trabalho confeccionado é único, singular e representativo, enfatiza Aidar.

A duração das oficinas é de 12 encontros de 2 horas cada e ao final das aulas ocorrerá uma exposição gratuita do material produzido pelos alunos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *