Cidades

Fogo consome prédio histórico do Instituto de Educação em Paranaguá – 2026-04-04 21:19:49

Tempo estimado de leitura: 2 minutos

Fogo consome prédio histórico do Instituto de Educação em Paranaguá – 2026-04-04 21:19:49 – 2026-04-04 21:19:49

Fogo consome prédio histórico do Instituto de Educação em Paranaguá
Fogo consome prédio histórico do Instituto de Educação em Paranaguá. Foto: Reprodução/Vídeo-G1

Um incêndio de grandes proporções atingiu, no início da tarde deste sábado (04), o Instituto Estadual de Educação Dr. Caetano Munhoz da Rocha, em Paranaguá, no Litoral do Estado. O edifício, inaugurado em 1927 e tombado pelo Patrimônio Histórico e Artístico do Paraná desde 1991, sofreu danos severos em sua estrutura, incluindo o colapso do telhado. Não houve feridos.

Mobilização e Combate

O fogo teve início por volta do meio-dia, mobilizando uma operação conjunta que contou com 45 profissionais, entre bombeiros militares e brigadistas de terminais portuários. Ao todo, foram utilizadas sete viaturas do Corpo de Bombeiros, três de brigadas da Portos do Paraná e empresas locais, além de dois caminhões-pipa da prefeitura.

As chamas causaram o rompimento de janelas e a destruição da cobertura original. Durante o combate, as ruas no entorno da instituição foram bloqueadas para garantir a segurança e o trabalho das equipes de emergência.

Resposta Governamental

O governador Carlos Massa Ratinho Junior determinou que a Secretaria de Estado da Educação (Seed) e o Instituto Paranaense de Desenvolvimento Educacional (Fundepar) iniciem imediatamente uma força-tarefa. O objetivo é realizar um diagnóstico técnico assim que a área for liberada pelos bombeiros.

“Determinei todo o esforço possível para o combate às chamas e que a Secretaria da Educação avalie a dimensão dos danos para que possamos investir o que for necessário”, afirmou o governador, reforçando o compromisso com a restauração do símbolo educacional.

Impacto no Calendário Escolar

A unidade é uma das maiores da região, contando com 1.635 estudantes matriculados em 53 turmas. O secretário de Educação, Roni Miranda, destacou que a prioridade imediata, além do restauro, é o bem-estar pedagógico dos alunos.

  • Prioridade: Realocação dos estudantes para evitar prejuízo às aulas.

  • Avaliação: Engenheiros da Seed e Fundepar analisarão a gravidade estrutural para definir os próximos passos da reconstrução.

Investigação

A área segue isolada para o trabalho de perícia. As causas do incêndio serão investigadas pela Polícia Científica e pela Polícia Civil do Paraná. Até o momento, a principal suspeita é de danos materiais extensos, mas o inventário completo do patrimônio perdido só será realizado após o rescaldo total da estrutura.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Um post compartilhado por ABCD Jornal (@abcd_jornal)

O post Fogo consome prédio histórico do Instituto de Educação em Paranaguá apareceu primeiro em ABCD Jornal.

Leia mais notícias aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *