Fundação das Artes apresenta espetáculos de formatura com alunos do programa Mediotec

Entre os 16 e 19, os estudantes de Canto, Dança e Teatro realizam as apresentações gratuitas de formatura

O Programa Fundação das Artes – Mediotec promove os espetáculos de formatura dos alunos de Canto, Dança e Teatro, que se apresentam entre os dias 16 e 19, sempre às 20h, no Teatro Santos Dumont (Avenida Goiás, 1.111, no bairro Santa Paula). As apresentações são gratuitas.

Na segunda-feira (16), a turma de Dança N2/18 apresenta as habilidades coreográficas absorvidas ao longo do curso. A turma, composta só por mulheres, criou a obra (A)Pesar, que aborda a violência de gênero e os papéis sociais impostos à mulher. A partir de práticas corporais, vivências e provocações, as jovens revelam dores, raivas e opressões, mas, ao mesmo tempo, destacam a força para existirem, resistirem e criarem dentro deste contexto adverso.

Os estudantes de Teatro da turma N4/18 finalizam o curso com a peça “Olho da Rua”, na terça-feira (17). Criação coletiva dos formandos, o espetáculo trata sobre crianças que são obrigadas a enfrentar a realidade após um acontecimento cruel, que muda o rumo de suas vidas. Como pano de fundo da obra, os jovens revelam as preocupações com o destino do país, especialmente em temas relacionados aos anseios da juventude sobre o futuro.

No dia seguinte (18), é a vez dos formandos da turma N2/18 de Canto subirem ao palco. A apresentação do show “Na Carreira” reúne amplo repertório da música brasileira e contempla compositores de diversos estilos e gerações. Formado por 19 canções, o repertório mescla números de coro, pequenos grupos e alguns momentos solos. Composições de nomes consagrados do século XX, como Luiz Gonzaga, Milton Nascimento, Pixanguinha, Noel Rosa, Chico Buarque, entre outros, ganham novo vigor nas vozes dos jovens, que não deixam de expressar seus estilos e identidades ao apresentar também canções deste início de século.

Por fim, na quinta-feira (19), é a vez de mais uma turma de Teatro se apresentar. A peça “SUÇUARANAS_ O Brasil através dos olhos daquelas que não abaixaram a cabeça” busca retratar a história dos milhões de mulheres brasileiras que constroem, resistem e moldam a nossa história – de vida e de país. As trajetórias de mães e avós, anônimas heroínas, incentivaram e inspiraram a criação coletiva que marca a formatura dos alunos da turma N3/18.

Parceria com o governo federal

O Mediotec é uma ação prevista no âmbito do programa Pronatec/Bolsa-Formação do governo federal, que oferta cursos técnicos concomitantes ao ensino médio para alunos regularmente matriculados nas redes públicas de educação. A Fundação das Artes formalizou parceria com o governo federal em 2017 para participar do programa, que permite que os alunos estudem na instituição de forma gratuita, além de receberem auxílio estudantil para custeio de alimentação e transporte e seguro contra acidentes pessoais.

SERVIÇO:

Espetáculos de formatura dos alunos do Programa Fundação das Artes – Mediotec
Dias 16, 17, 18 e 19/12, às 20h
No Teatro Santos Dumont, que fica na Avenida Goiás, 1.111, bairro Santa Paula, em São Caetano do Sul
Classificação livre
Gratuito

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *