Lula quebra protocolos e expõe linha eleitoral durante anúncios de investimentos em Mauá

Em visita a Mauá nesta segunda-feira (9/02) para anunciar investimentos na Saúde e Educação, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva levou o discurso para a linha eleitoral alternando momentos de quebra de protocolo misturados a linguagem popular, palavrões e temas sensíveis como feminicídio, educação de jovens e preconceito.
Lula já começou o discurso quebrando o protocolo e mostrando o presente que recebeu da primeira-dama de Mauá, Fernanda Oliveira. Dentro de uma caixa com fita vermelha tinha uma camiseta do Corinthians e uma plaquinha com referência a Mauá. “Preciso mostrar para vocês o que ganhei aqui da esposa do Marcelo (Oliveira, o prefeito da cidade)”. E emendou um “Vai Corinthians”, em ritmo de torcida ao time do coração, o que arrancou aplausos da plateia.
Seguiu falando sobre educação e aproveitou para dizer que não teve a oportunidade de cursar uma faculdade, mas que é “obcecado” por facilitar e abrir portas de estudos para os jovens. Já usou o tema para tratar de mulheres repetindo frases como: “Mulher não é propriedade do homem” e “Menina sem educação vai ser assediada”.
Ao lado do prefeito de Mauá ,Marcelo Oliveira, o presidente contou com a presença do vice-presidente Geraldo Alckmin, dos ministros da Saúde, Alexandre Padilha e da Educação, Camilo Santana, da secretária executiva da Casa Civil, Miriam Belchior, além de deputados estaduais e federais e prefeitos de Santo André, Gilvan Ferreira, de São Bernardo do Campo, Marcelo Lima, de Ribeirão Pires, Guto Volpi e de Rio Grande da Serra, Akira Auriani reforçando o peso político e institucional do evento. Todas as cidades foram contempladas com ambulâncias do Samu, um total de 34.

Dedada
Quando citou os homens, levantou a saúde e o preconceito relacionado aos exames de próstata dizendo que as mulheres se cuidam muito mais e submetem-se a exames invasivos e desconfortáveis como mamografias e outros ginecológicos. “Enquanto a mulher se submete a um monte de exames, o homão tem vergonha de tomar uma dedada”, referindo-se ao exame de toque, uma das formas de se detectar o câncer de próstata.
Prefeitos
Ao entregar simbolicamente as chaves de ambulâncias aos prefeitos da Região, salientou que dois são filiados ao PL e fez questão de comparar-se ao governo anterior, sem citar o ex-presidente Jair Bolsonaro. “Eu chamei vocês aqui para tirar uma foto – Lula pediu que os prefeitos levantassem para uma foto – mas também para colocar um pouco de consciência política nessas pessoas. Quando a gente exerce um cargo político importante, a gente não tem o direito de ser mesquinho e pequeno”.
E completou: “Eu queria falar uma coisa para vocês sobre democracia. O que é a gente governar exercendo a democracia. De todos estes prefeitos que estão aqui, vocês viram que Santo André recebeu 10 ambulâncias e a cidade não tem um prefeito do PT. Eu poderia ter feito como outros presidentes e não trazer ambulância para Santo André. Diadema recebeu nove ambulâncias e Diadema derrotou o PT, eu poderia não ter trazido nenhuma ambulância. São Caetano sempre derrotou o PT e eu não precisaria dar ambulância para São Caetano, Ribeirão Pires, São Bernardo. Poderia dar todas para este caboclo aqui”, apontando o prefeito de Mauá.

O post Lula quebra protocolos e expõe linha eleitoral durante anúncios de investimentos em Mauá apareceu primeiro em ABCD Jornal.
Conteúdo Externo:O Portal ABC contém conteúdo importado automaticamente através de RSS/Feed de distribuição gratuita de outros portais de conteúdo da região do grande ABC.
