Nova plataforma digital amplia segurança aos pacientes da Santa Casa de Mauá

Garantir aos seus pacientes um tratamento humanizado, com segurança e confiabilidade, faz parte da rotina do Hospital Santa Casa de Mauá.  Além das obras de ampliação de suas instalações físicas, que deverão ser finalizadas até o próximo ano, o setor de Farmácia recebeu novos investimentos e processos de controle e rastreabilidade de medicamentos.

Segundo a farmacêutica Amanda Ribeiro da Silva, desde 2018, a Santa Casa de Mauá está utilizando uma moderna plataforma digital que auxilia a equipe médica na prescrição dos medicamentos, proporcionando maior segurança e eficácia no tratamento de seus pacientes, tanto para a ala de internação como no pronto-socorro.

“Nosso sistema permite fornecer aos médicos orientações, parâmetros e procedimentos envolvendo os medicamentos disponibilizados na Farmácia, alertando-os sobre interações medicamentosas, princípios ativos que estão fora do padrão determinado pela Vigilância Sanitária, processos de rastreabilidade e grafias diferenciadas para medicamentos que possuem nomes semelhantes. Todos esses cuidados contribuem para eliminar qualquer falha humana e, assim, proporcionar maior segurança ao paciente internado ou atendido no pronto-socorro”, explica Amanda.

A Santa Casa de Mauá também implantou um sistema diferenciado para identificação dos medicamentos fracionados, utilizando cores diferenciadas, de acordo com a classe terapêutica – como por exemplo, psicotrópicos, medicamentos que necessitam de refrigeração, autovigilância e os demais, que incluem analgésicos, anti-inflamatórios e  antibióticos.

Em breve, também será implantada a farmácia clínica, que visa reforçar ainda mais o atendimento humanizado e envolverá toda a equipe multidisciplinar – médicos, enfermeiros, farmacêuticos e nutricionistas. “Pretendemos com esse serviço, estreitar ainda mais o contato com o paciente, que permitirá até analisar possíveis efeitos colaterais de alguns medicamentos e propor mudanças medicamentosas de acordo com o parecer médico”, acrescenta a farmacêutica Amanda.

Perfil: para marcar seus 53 anos de fundação, a Santa Casa de Mauá inaugurou no final de junho do ano passado o novo pronto-socorro e ala de internação com 15 leitos, elevando a capacidade de atendimentos. De acordo com o superintendente Harry Horst Walendy Filho, a grande novidade do pronto-socorro é a informatização dos serviços, que torna o atendimento muito ágil e humanizado, além de colaborar com o meio ambiente.

A fachada da Santa Casa de Mauá também passou por recente reestilização e, além do design moderno e contemporâneo, traz um grande benefício aos pacientes, já que possui janelas blindadas a fim de reduzir a entrada de ruídos externos, microrganismos e poluição para os ambientes de internação. A iluminação natural prevalece sobre o projeto arquitetônico.

O próximo passo da Santa Casa de Mauá será a construção de 20 novos leitos de UTI adulto, 10 para UTI pediátrica, outros 5 coronarianas, novo hospital de retaguarda com até 80 leitos e padronização de suas atuais instalações físicas.

Recentemente, a Santa Casa de Mauá implementou o serviço de Hemodinâmica, permitindo a realização de cirurgias cardíacas como colocação de marca-passo, revascularização, cateterismo, entre outras. Também conta com exames de tomografia, mamografia, ultrassonografia e o primeiro Centro Oncológico de Mauá.

A Santa Casa de Mauá está localizada na Avenida Dom José Gaspar, 1374 – Vila Assis – Mauá – fone (11) 2198-8300.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *