Nikolas Ferreira segue caminhada de 200 km rumo a Brasília em defesa da liberdade

O deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) deu início, nesta segunda-feira (19/1), à chamada “Caminhada pela Liberdade”. O parlamentar pretende percorrer a pé o trajeto de mais de 200 km entre Paracatu, no interior de Minas Gerais, e a capital federal. A previsão é que o grupo chegue ao Distrito Federal no próximo domingo (25/1), onde o deputado espera ser recebido por uma manifestação pacífica de apoiadores.
A mobilização conta com a participação do deputado federal Gustavo Gayer (PL-GO). Em nota, Gayer classificou a iniciativa como “pacífica”, mas ressaltou que o ato busca denunciar o que chama de “abusos de poder e perseguições políticas” no país. Ambos os parlamentares têm utilizado suas redes sociais para transmitir trechos do percurso em tempo real.
Pautas do movimento
Segundo Nikolas Ferreira, a motivação central do ato é protestar contra a atual situação jurídica do ex-presidente Jair Bolsonaro — condenado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) a 27 anos e 3 meses de prisão — e os desdobramentos judiciais envolvendo os detidos pelos atos de 8 de janeiro.
“Decidi caminhar até Brasília em um ato simbólico para poder trazer luz a todos os fatos que estão acontecendo”, afirmou Nikolas em vídeo publicado em suas redes sociais, citando o que considera “prisões injustas”.
Contexto político e embates com o governo
A caminhada ocorre em um momento de acirramento da retórica da oposição. Recentemente, Nikolas voltou a publicar acusações afirmando que o governo federal estaria monitorando e planejando taxar o Pix. A narrativa é similar à utilizada no início de 2025, estratégia que, na época, impactou a popularidade da gestão Lula.
As alegações sobre a tributação do sistema de pagamentos instantâneos foram negadas pela Receita Federal e por órgãos oficiais. Na última sexta-feira, durante compromisso público no Rio de Janeiro, o presidente Lula também rebateu as críticas, classificando as informações como inverídicas.
A expectativa dos organizadores é que a caminhada ganhe tração nas redes sociais ao longo da semana, culminando em um ato político pacífico na Praça dos Três Poderes no domingo.
O post Nikolas Ferreira segue caminhada de 200 km rumo a Brasília em defesa da liberdade apareceu primeiro em ABCD Jornal.
Conteúdo Externo:O Portal ABC contém conteúdo importado automaticamente através de RSS/Feed de distribuição gratuita de outros portais de conteúdo da região do grande ABC.
