Cidades

Polícia mapeia e desarticula redes digitais de incentivo à fabricação e soltura de balões ilegais

Polícia mapeia e desarticula redes digitais de incentivo à fabricação e soltura de balões ilegais
A Polícia Militar Ambiental, em conjunto com o Ministério Público do Estado de São Paulo, apresentou o balanço da Operação “Bancada”, realizada com o objetivo de desarticular a cadeia logística e a rede de produção de conteúdo digital nas redes sociais que incentiva e promove a prática criminosa relacionada à fabricação, comercialização, transporte e soltura de balões.
A ação foi fundamentada no cumprimento de 31 mandados judiciais de busca e apreensão. Além disso, o Poder Judiciário determinou a suspensão e o congelamento das contas e páginas utilizadas pelos investigados. Esses perfis eram usados para impulsionar o crime, gerando engajamento, audiência e monetização, incentivando outras pessoas a reproduzirem a mesma conduta ilegal e criando um ciclo digital que expõe a sociedade a riscos ambientais e humanos.
Operação visa cortar cadeia logística e a produção de conteúdo por influenciadores nas redes sociais que promovem a prática criminosa de balões
Operação visa cortar cadeia logística e a produção de conteúdo por influenciadores nas redes sociais que promovem a prática criminosa de balões. Foto: Divulgação

Resultados Obtidos

•38 balões apreendidos
•10 veículos apreendidos
•34 artefatos explosivos recolhidos
•35 celulares apreendidos
•15 munições apreendidas
•Multas totalizando R$ 490.000,00
•R$ 11.000,00 em espécie apreendidos
Os resultados reforçam o empenho de mais de seis meses de monitoramento e acompanhamento, além do trabalho conjunto da Polícia Militar Ambiental e do Ministério Público, por meio do CyberGaeco, na proteção da vida e do meio ambiente. O uso de balões representa risco extremo de incêndios florestais, acidentes aeronáuticos e danos ao patrimônio público e privado.
A Polícia Militar Ambiental reforça o apelo para que a sociedade denuncie atividades criminosas relacionadas à fabricação, armazenamento e soltura de balões por meio do telefone 190, com garantia de anonimato.

O post Polícia mapeia e desarticula redes digitais de incentivo à fabricação e soltura de balões ilegais apareceu primeiro em ABCD Jornal.

Conteúdo Externo:O Portal ABC contém conteúdo importado automaticamente através de RSS/Feed de distribuição gratuita de outros portais de conteúdo da região do grande ABC.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *