Egressos de Enfermagem da FMABC têm destaque em programas de residências multiprofissionais

Recém-formados são aprovados nos processos seletivos das maiores instituições de Saúde do País

Os recém-formados no curso de graduação em Enfermagem do Centro Universitário Faculdade de Medicina do (FMABC) foram aprovados em vários processos de seleção para integrar os programas de residências multiprofissionais das principais instituições de saúde do País, como Hospital Israelita Albert Einstein, Hospital Sírio-Libanês, A.C. Camargo Câncer Center, Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia, Universidade de São Paulo (USP), Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e nos programas de Residência e Aprimoramento da própria FMABC. Ao todo, foram aprovados cerca de 20 ex-alunos nas seleções.

A concorrência é altíssima e os critérios para ingresso nos cursos de especialização variam entre as instituições. Em geral, são utilizadas análise curricular, prova escrita, prova prática e entrevistas. O sucesso é atribuído à atualização criteriosa do projeto pedagógico do curso segundo exigências do mercado de trabalho, além da qualidade do corpo docente. Atualmente, a graduação possui cerca de 200 alunos matriculados. “O desempenho também se atribui às estratégias metodológicas adotadas no curso, que resultam na proatividade do aluno, além de possuirmos um currículo que oportuniza ao aluno uma diversidade de práticas nos serviços de saúde e atividades de extensão”, analisa a professora e coordenadora do curso, Dra. Rosangela Filipini.

De acordo com a vice-coordenadora, a docente Isabel Cristine Fernandes, cerca de 50% dos alunos matriculados na turma do ano passado ingressaram nas instituições. “A turma de 2020 realmente deixa seu marco. Para alcançar este resultado todo o corpo docente precisa estar voltado ao ensino, pesquisa e extensão. Seguramente o ensino baseado neste tripé permitiu aos estudantes tais conquistas. Outro aspecto que merece destaque refere-se às práticas de enfermagem do primeiro ao último ano, que permitem desenvolver o pensamento crítico e o raciocínio clínico, ações necessárias para praticar uma enfermagem com qualidade”, complementa.

O curso de graduação em Enfermagem do Centro Universitário FMABC recebeu em 2020, mais uma vez, nota 4 no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), realizado em novembro de 2019 em 1.063 municípios brasileiros. O resultado foi divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), do Ministério da Educação. O projeto pedagógico do curso possui carga de 4.800 horas em quatro anos. Trata-se, portanto, de um curso intenso com 6 horas/aula dia, de segunda a sábado. A graduação garante a realização de atividades práticas desde o primeiro ano, com permanente estímulo à inserção dos alunos em atividades de extensão, congressos, pesquisas clínicas, iniciação científica e até em intercâmbios profissionais em outros países.

DEPOIMENTOS

A ex-aluna Keyla Santomero Damim foi aprovada nos programas de Residência Multiprofissional em Oncologia do Hospital Sírio-Libanês e do próprio Centro Universitário FMABC. A participação em atividades extracurriculares foi a estratégia adotada para qualificar ainda mais o currículo. “Quando decidi que queria fazer residência tentei ao máximo enriquecer o meu currículo, realizando diversas atividades extracurriculares oferecidas pela própria FMABC, como participação em ligas acadêmicas, monitorias e iniciação cientifica. A dedicação durante a graduação me trouxe um ótimo embasamento teórico”, disse Keyla.

Já Júllia Kovacs apostou em estudar as peculiaridades das provas das instituições que pretendia concorrer, além de se dedicar ao conhecimento do Sistema Único de Saúde (SUS). “Fiz um planejamento com as matérias que mais caíam e comecei a estudar pelas principais, além de ter me dedicado muito ao SUS. Resolver provas anteriores me ajudou muito, pois aprendi a otimizar meu tempo e a conhecer as bancas. Por isso, mesmo com as questões que não estava familiarizada, consegui resolver por conhecer o estilo de prova que as bancas traziam”, conta a ex-estudante, aprovada nos programas de residência em Saúde da Família das prefeituras de São Paulo e Praia Grande.

Beatriz de Oliveira, aprovada no programa de Residência Multiprofissional em Saúde do Idoso da FMABC, destaca a importância do ensino da instituição para a aprovação no processo seletivo. “Os conteúdos que tivemos durante os quatro anos de graduação ajudaram muito quanto à interpretação e resolução das questões, pois estavam presentes na maioria das provas. O estudo individual, porém, se fez necessário. Desta forma, realizei resumos em formato de fichas, assisti videoaulas de temas que tinha maior dificuldade, me dediquei muito à resolução de questões de provas anteriores e também de livros. Todos os temas de estudo foram guiados conforme os editais”, explica Beatriz. A lista com o nome de todos os ex-alunos aprovados e os respectivos cursos pode ser acessada pelo link https://is.gd/DkerIK.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *