FMABC contrata plataforma 3D para estudo da anatomia humana

Ferramenta em três dimensões conta com mapeamento ósseo completo, simulação de movimentos musculares e auxilia processo de aprendizagem no ensino remoto

Em tempos de pandemia e desafios impostos pelo ensino a distância, o Centro Universitário Faculdade de Medicina do ABC (FMABC), de Santo André, acaba de contratar uma importante ferramenta para qualificar o processo de aprendizagem de todos os alunos dos primeiros anos dos cursos de graduação. A plataforma Estudos de Anatomia Humana 3D, ou “Complete Anatomy”, considerada uma das mais avançadas do mundo na área, disponibiliza a visualização de estruturas anatômicas do corpo humano em ambientes virtuais de forma prática, pedagógica e interativa. Professores da Disciplina de Anatomia Humana também têm livre acesso à nova ferramenta.

O projeto foi conduzido pela área de Biblioteca da FMABC, em parceria com a Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD). Motivada pelos impactos causados pela pandemia de Covid-19, quando alternativas remotas precisaram ser implantadas para dar andamento aos estudos a distância, a iniciativa foca a constante melhoria do processo de ensino-aprendizagem. Atualmente, devido às restrições impostas pela pandemia, apenas 30% dos alunos da instituição estão inseridos em aulas práticas. Por isso, a complementação remota foi considerada positiva pelos docentes da disciplina e coordenadores dos cursos de graduação.

O uso de aplicativos em 3D para as aulas de anatomia representa uma excelente estratégia para visualização de estruturas anatômicas do corpo humano, mesmo em ambientes virtuais. A abertura de fóruns on-line na plataforma facilita a comunicação entre aluno e professor, além de possibilitar o esclarecimento de dúvidas em tempo real. Alunos e docentes podem construir camadas do sistema corporal com modelos microscópicos, simular movimentos musculares e com mapeamento ósseo completo e detalhado, revelando inúmeras formas de interação da anatomia macroscópica com imagens precisas e em três dimensões.

“A plataforma oferece aos alunos e professores da área da saúde todas as ferramentas para aprofundar a compreensão da anatomia. Com modelos anatômicos em 3D de alta definição, a ferramenta de aprendizagem ajuda os usuários a explorar o corpo humano de forma prática, educacional e intuitiva”, explica a pró-reitora adjunta de Graduação e coordenadora do curso de Farmácia da FMABC, Dra. Sonia Hix.

A plataforma pode ser acessada no próprio campus universitário ou em ambiente externo com uso de login com e-mail e código de ativação. Disponível 24 horas por dia, sete dias por semana, a ferramenta está em utilização desde junho e tem validade de contratação pelo período de um ano, podendo ser prorrogada por até 60 meses.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.