CidadesSanto André

GCM de Santo André realiza primeira prisão por meio de câmeras com reconhecimento facial

GCM de Santo André realiza primeira prisão por meio de câmeras com reconhecimento facial
GCM de Santo André realiza primeira prisão por meio de câmeras com reconhecimento facial. Foto: Divulgação/PSA

A Guarda Civil Municipal (GCM) de Santo André, por meio de sua equipe especializada de Rondas Ostensivas Municipais (Romu), efetuou nesta segunda-feira (17) a primeira prisão com o apoio do sistema de câmeras inteligentes que utilizam reconhecimento facial e inteligência artificial na cidade. Esses equipamentos reforçam o monitoramento urbano, além de localizar foragidos e agilizar respostas a ocorrências por meio das forças policiais.

Com informações repassadas pelo Centro de Operações Integradas (COI) de Santo André, o sistema interligado com a Muralha Paulista foi acionado após identificar um indivíduo com características compatíveis às captadas pelas câmeras, quando estava caminhando em direção à Estação Santo André da CPTM. A GCM, então, passou a acompanhar o foragido pelas ruas e realizou a prisão do homem na Rua Coronel Oliveira Lima.

Os agentes localizaram o homem, realizaram a abordagem e constataram que ele havia sido condenado pelo abuso de vulnerável. Contra ele havia mandado de prisão definitivo expedido em 3 de novembro de 2025 pelo Departamento de Execuções Criminais do Tribunal de Justiça de São Paulo, com validade até 24 de abril de 2037.

O prefeito Gilvan Ferreira destacou que o resultado demonstra, na prática, o impacto da tecnologia na segurança pública da cidade. “Esse é um exemplo claro de como investir em inovação e tecnologia no combate ao crime protege nossa população e fortalece o trabalho das forças de segurança. Santo André, após o primeiro resultado positivo, segue avançando para se tornar referência em monitoramento inteligente e prevenção ao crime”, afirmou.

O post GCM de Santo André realiza primeira prisão por meio de câmeras com reconhecimento facial apareceu primeiro em ABCD Jornal.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *