Hospital Estadual Mário Covas apresenta projetos em evento de Saúde da FGV

Unidade foi convidada a detalhar projetos da área de Qualidade ligados à assistência ao paciente; ‘live’ do QualiHosp 2021 contou com 500 participantes

À convite do Centro de Estudos em Planejamento e Gestão de Saúde da Fundação Getúlio Vargas (FGV), o Hospital Estadual Mário Covas de Santo André participou recentemente de uma ‘live’ com 500 participantes que abordou ações e projetos da área de Qualidade. A atividade integrou a edição 2021 do QualiHosp – Congresso Internacional de Qualidade em Serviços e Sistemas de Saúde da FGV, realizado há mais de 20 anos e que tem apoio de instituições de saúde como Hospital Alemão Oswaldo Cruz e Hospital Sírio-Libanês. O tema da edição deste ano foi “Cuidado ao longo da vida: Coordenação e Continuidade”.

As experiências e projetos do Hospital Mário Covas foram apresentados pelo gerente de Qualidade e Processos, Rodrigo Alveti Brolo, que enfatizou a participação da instituição no Programa Nacional de Segurança do Paciente (PNSP) e a adesão e desenvolvimento permanente de práticas seguras para a qualidade da assistência.

Entre os projetos desenvolvidos foram destacados a importância do “Paciente Seguro” e do “Projeto Saúde em Nossas Mãos”, cujo objeto foi a parceria via Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI-SUS), do Ministério da Saúde, com hospitais de excelência de todo o País, viabilizando a troca de experiências, desenvolvimento de novos processos e o fortalecimento das ações que resultaram na melhoria da qualidade assistencial. “O engajamento de nossos colaboradores e da direção nessas iniciativas, somado aos esforços de acreditação pela qualidade, foram fundamentais para o desenvolvimento dos projetos”, afirmou Rodrigo Brolo.

Para aprimorar os resultados obtidos – como controle de infecções relacionadas a dispositivos, efetividade do tratamento e redução dos adventos adversos dos seis protocolos de segurança do paciente –, foram implementados novos modelos de gestão e trabalho com visão sistêmica e psicologia da mudança, otimização de ferramentas de qualidade e desenvolvimento de processos mais eficientes. “Para a nossa satisfação, o ganho foi positivo para todos, principalmente para os pacientes, mas também para a gestão do hospital, com impacto positivo nos custos e efetividade da assistência”, finalizou o gerente de Qualidade.

CONGRESSO

O QualiHosp – Congresso Internacional de Qualidade em Serviços e Sistemas de Saúde é promovido há mais de 20 anos pelo FGVsaúde – Centro de Estudos em Planejamento e Gestão de Saúde da Escola de Administração de Empresas de São Paulo (FGV EAESP). O evento contribui para o debate, intercâmbio de experiências e divulgação da produção técnica e científica sobre o tema, tendo como público-alvo pesquisadores e profissionais que atuam na área da saúde, com interesse em qualidade e gestão de serviços e sistemas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *