CidadesSanto André

Mais de 30h no escuro: moradores de Sto.André exigem solução após ventos causarem caos na rede elétrica

 

moradores relatam que alimentos, especialmente carnes, estão estragando dentro das geladeiras.
moradores relatam que alimentos, especialmente carnes, estão estragando dentro das geladeiras. Foto: Leitor/ABCD Jornal

A falta de energia elétrica se arrasta por mais de 30 horas em bairros de Santo André, deixando moradores de áreas como Jardim Vila Rica, Parque Miami e Recreio da Borda do Campo em uma situação crítica. A interrupção começou por volta das 8h da manhã de quarta-feira (10/12), causada pelos fortes ventos do ciclone extratropical que atingiu a região, derrubando árvores, postes e fiações elétricas. Até as 15h30 desta quinta-feira (12/12), a luz não havia retornado.

A concessionária responsável pelo serviço, Enel Distribuição São Paulo, comunicou aos clientes que não tem como precisar o horário de retorno da eletricidade para esses casos específicos, aumentando a frustração das famílias.

Crise e Prejuízos

O cenário de escuridão prolongada está causando prejuízos significativos. Os moradores relatam que alimentos, especialmente carnes, estão estragando dentro das geladeiras.

Um morador, que preferiu não se identificar, desabafou sobre a reincidência do problema, destacando a falta de preparo da infraestrutura:

“A situação atual de interrupção no fornecimento de energia elétrica em São Paulo reitera os desafios enfrentados nos anos anteriores, evidenciando uma problemática recorrente e aparentemente sem solução. Anualmente, observamos longos períodos de desabastecimento, que podem variar de seis horas a sete dias consecutivos. Neste momento, estamos sem energia desde as 8h da manhã desta quarta-feira. As reclamações foram registradas e a previsão inicial de restabelecimento, que seria até as 14h, não foi cumprida ”

 Posicionamento da Enel

Procurada pelo ABCD Jornal, a Enel Distribuição São Paulo enviou uma nota na qual detalha os impactos do evento climático e as ações em andamento. A companhia classificou o evento como um ciclone extratropical e o vendaval como histórico (segundo o Inmet), com rajadas de até 98 km/h, que perduraram por cerca de 12 horas.

Confira os principais pontos da nota da Enel:

  • Clientes Afetados: O evento inicial afetou 2,2 milhões de clientes na área de concessão. A Enel afirma ter restabelecido a energia para cerca de 1,2 milhão.
  • Novos Casos: Cerca de 300 mil novos casos de falta de luz ingressaram hoje (12/12) em decorrência da continuidade dos ventos.
  • Situação Atual: A companhia trabalha para restabelecer o serviço para aproximadamente 1,3 milhão de clientes (15,6% da base da distribuidora).
  • Danos Severos: Atingiu principalmente São Paulo e Região Metropolitana, causando danos severos à infraestrutura elétrica, o que demanda a recomposição do sistema.
  • Mobilização: Mais de 1.600 equipes estão em campo para acelerar a recomposição, com mais de 700 geradores disponíveis para situações prioritárias.
  • Complexidade: Em algumas localidades, como as que necessitam de substituição de postes, transformadores e recondução de cabos por quilômetros, o restabelecimento é mais complexo, exigindo a reconstrução completa da rede.

A Enel reforçou que suas equipes seguem comprometidas com a operação de emergência e que trabalharão “até restabelecer a energia para todos os clientes afetados pelos efeitos do ciclone.” A distribuidora orientou, ainda, que os consumidores utilizem prioritariamente os canais digitais para comunicar falta de luz.

O post Mais de 30h no escuro: moradores de Sto.André exigem solução após ventos causarem caos na rede elétrica apareceu primeiro em ABCD Jornal.

Conteúdo Externo:O Portal ABC contém conteúdo importado automaticamente através de RSS/Feed de distribuição gratuita de outros portais de conteúdo da região do grande ABC.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *