NotíciasPolíticaSanto André

Marcelo Lima nega ‘racha’ e busca consenso na disputa pela presidência da Fundação do ABC

Conselho Universitário pede paralisação e exige renovação na gestão da Fundação do ABC
Marcelo Lima nega ‘racha’ e busca consenso na disputa pela presidência da Fundação do ABC. Foto: Divulgação

 

A Fundação do ABC (FUABC) adiou a eleição para a sua próxima presidência nesta quinta-feira (27), em um cenário de falta de consenso entre os prefeitos da Região. Apesar do impasse, o prefeito de São Bernardo do Campo, Marcelo Lima, negou que haja um “racha” entre os municípios instituidores e garantiu que o diálogo será mantido até que se atinja um denominador comum.

Em nota oficial, a Fundação do ABC informou que a eleição foi suspensa para “ampliar o diálogo regional e buscar consenso para a definição dos quadros diretivos”, assegurando tempo para “amplo debate e a convergência de ideias”. Uma nova data para o pleito ainda não foi definida.

O Caso

A disputa pelo comando da FUABC ganhou destaque após o prefeito de São Caetano do Sul, Tite Campanella, indicar o médico Ricardo Carajeleascow para a presidência. A escolha surpreendeu, visto que os prefeitos Marcelo Lima (São Bernardo) e Gilvan Ferreira (Santo André) haviam convergido no apoio ao nome do médico Aldemir Humberto Soares.

A Prefeitura de São Caetano do Sul, em nota, endureceu o tom e acusou os demais municípios de quebrar o acordo regional.

“Infelizmente, Santo André e São Bernardo do Campo apresentaram outro nome, desrespeitando o rodízio proposto, e fizeram a opção pela continuidade das atuais políticas de gestão, descumprindo a prerrogativa do município de São Caetano nesta indicação,” afirma o comunicado.

São Caetano do Sul ainda reforça que buscará a “preservação dos seus direitos de todas as formas permitidas por lei”.

Relevância da FUABC

A disputa pela liderança da entidade é de grande importância regional, uma vez que a FUABC é uma das principais gestoras de saúde pública da região. Ela administra hospitais estratégicos como:

  • Hospital Mário Covas;

  • Hospital da Mulher;

  • Centro Hospitalar Municipal (CHM) de Santo André.

O rodízio na presidência é uma regra não escrita, mas tradicional, entre as três cidades. A suspensão da eleição visa reduzir a tensão e encontrar uma solução diplomática para o impasse.

O post Marcelo Lima nega ‘racha’ e busca consenso na disputa pela presidência da Fundação do ABC apareceu primeiro em ABCD Jornal.

Conteúdo Externo:O Portal ABC contém conteúdo importado automaticamente através de RSS/Feed de distribuição gratuita de outros portais de conteúdo da região do grande ABC.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *