Santo André inicia obras do Complexo Viário Cassaquera

Intervenções fazem parte de pacote de financiamento internacional

Santo André, 12 de junho de 2020 – As obras do Complexo Viário Cassaquera, na Vila Homero Thon, tiveram início oficialmente nesta sexta-feira (12), com vistoria do prefeito Paulo Serra e do superintendente do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) Ricardo Kondratovich. Os serviços serão executados pela autarquia com financiamento internacional da CAF (Corporação Andina de Fomento). O evento contou ainda com a presença do deputado federal Alex Manente.

Os serviços no Cassaquera contemplam a canalização de um trecho de 1,7 quilômetro do córrego, proporcionando a melhora do escoamento de águas superficiais e a diminuição de possíveis enchentes na região. Além disso, será criado um novo sistema viário na avenida Professor Luiz Ignácio de Anhaia Mello até a rua Fernando Costa. A iniciativa vai melhorar a ligação da avenida Giovanni Batista Pirelli com a avenida Valentim Magalhães, criando uma nova opção para os motoristas que queiram acessar o Rodoanel. No total, serão 18 meses de obras.

“Esta é uma das intervenções mais importantes desta gestão, não só pelas melhorias que ela vai proporcionar ao bairro e à cidade, e no combate às enchentes, mas porque demonstra o resultado do trabalho sério de recuperação financeira da cidade. Com esta obra hoje, chegamos a marca histórica de mais de R$ 1 bilhão em investimentos em obras entregues ou em execução em Santo André”, comentou o prefeito Paulo Serra.

A nova estrutura da via será composta por duas pistas (de três faixas cada) e sete travessias sobre o córrego Cassaquera. As obras foram iniciadas pelos serviços de movimentação de terra, preparação e escoramentos para as intervenções no canal e, posteriormente, execução do sistema viário.

O superintendente do Semasa, Ricardo Kondratovich, explica que esta é a primeira das intervenções que compõe o Programa Sanear Santo André. “O financiamento contempla ainda investimentos em obras de combate às enchentes na região do Córrego Guarará, beneficiando a Vila América e bairros próximos, novas Estações de Coleta e serviços de monitoramento de chuvas”.

Além da contratação das obras físicas do projeto, o Semasa também licitou a contratação de empresas de apoio ao gerenciamento do financiamento junto à CAF, supervisão de obras e para realização de trabalho técnico socioambiental junto à população do entorno. Esses procedimentos fazem parte das exigências do órgão financiador. No total, o financiamento internacional é da ordem de US$ 50 milhões.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.