CidadesSanto André

Santo André realiza primeiro festival de talentos de pessoas com deficiência

Santo André realiza primeiro festival de talentos de pessoas com deficiência
Santo André realiza primeiro festival de talentos de pessoas com deficiência. Foto: Divulgação

Nesta segunda-feira (15/12), a partir das 17h, o icônico Teatro Municipal Maestro Flavio Florence, no Paço Municipal de Santo André, vai receber a primeira edição do Expressa+, um festival de talentos pensado para celebrar a arte e a inclusão das pessoas com deficiência. O evento começa com a abertura da mostra de desenhos e pinturas, no saguão. Às 18h, começam as apresentações no palco.

Serão ao todo 21 apresentações, em linguagens artísticas variadas, como maracatu, percussão, coral, violão, ballet, street dance, rap e samba, inclusive com uma homenagem à sambista Dona Ivone Lara, primeira mulher a assinar a composição de um samba-enredo no Brasil. O espetáculo é gratuito, mas os ingressos devem ser retirados em bit.ly/FestivalExpressamais

“O Festival Expressa+ é uma oportunidade de mostrar que as pessoas com deficiência são protagonistas de suas próprias histórias e talentos. Este evento evidencia potencialidades, amplia vozes e reforça o compromisso de Santo André como uma cidade verdadeiramente inclusiva”, disse a secretária da Pessoa com Deficiência, Valéria Romera Marcelino.

A iniciativa, uma realização da Secretaria da Pessoa com Deficiência, tem como objetivo promover o protagonismo, a singularidade, a autenticidade, a valorização e a inclusão social por meio de ações artístico-culturais. O evento será totalmente acessível, com acessibilidade física, intérprete de Libras (Língua Brasileira de Sinais) e audiodescrição.

“Em abril realizamos o primeiro FesTEA – Festival de Talento para pessoas com TEA (Transtorno do Espectro Autista), com o objetivo de dar voz e visibilidade aos talentos. Naquele momento já confirmamos a ideia de que era preciso ampliar o alcance do trabalho, com um festival em que as pessoas com todo tipo de deficiência pudessem expressar a sua arte. Existe muita gente talentosa fechada dentro de casa e esse potencial artístico precisa ser visto, precisa ter a chance de se mostrar para o mundo”, acrescentou a secretária Valéria Romera Marcelino.

O 1º FesTEA foi realizado em 2 de abril deste ano, no Dia Mundial da Conscientização do Autismo. O evento reuniu 16 artistas que apresentaram trabalhos em diversas linguagens, como música, canto, dança, pintura, fotografia e poesia. O festival fez parte da programação de aniversário de 472 anos da cidade.

O post Santo André realiza primeiro festival de talentos de pessoas com deficiência apareceu primeiro em ABCD Jornal.

Conteúdo Externo:O Portal ABC contém conteúdo importado automaticamente através de RSS/Feed de distribuição gratuita de outros portais de conteúdo da região do grande ABC.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *