Semasa realiza obra de reforço estrutural no Córrego Guarará

Medidas preventivas e de combate às enchentes continuam em toda a cidade

Santo André, 30 de julho de 2020 – O Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) executou obras de manutenção nas paredes de canalização e na calha (fundo) do Córrego Guarará, na altura do número 3300 da Avenida Capitão Mário de Toledo de Camargo. As intervenções foram necessárias devido a um processo erosivo que teve início no local. O reforço estrutural foi feito de concreto armado, com uma extensão de 30 metros, fortalecendo as paredes e a calha.

Trabalho constante – As equipes do Semasa trabalham durante todo o ano realizando manutenções preventivas em todo o sistema de microdrenagem de Santo André. O trabalho envolve a limpeza de bocas de lobo. Só este ano, mais de 20 mil já foram limpas. O Semasa possui ainda um cronograma de limpeza para atender os córregos e piscinões da cidade. São 80 km de cursos d’água que recebem manutenção da autarquia, com capina e roçada da vegetação e limpeza de detritos, por meio de equipamentos mecânicos. Até o final de julho, mais de 400 mil metros quadrados de margens foram capinadas.

Novas GAPs – Ao longo de 2020, diversas regiões receberam intervenções para ampliação das redes de drenagem, também chamadas de Galerias de Águas Pluviais. Foram novas tubulações e diversas reformas no sistema, que beneficiaram os bairros Vila Homero Thon, Vila Sacadura Cabral, Santa Teresinha, Bairro Jardim, Vila Pires, Centro, Paranapiacaba, Vila Assunção e Tamanduateí.

Obras de grande porte – Santo André, por meio do Semasa, também obteve financiamento da CAF (Corporação Andina de Fomento) para a realização das obras do novo Complexo Cassaquera, que tiveram início em junho de 2020 e contemplam a canalização de um trecho de 1,7 quilômetro do córrego, proporcionando a melhora do escoamento de águas superficiais e a diminuição de possíveis enchentes na região. A autarquia continua trabalhando de maneira preventiva, realizando vistorias e testes estruturais em córregos da cidade, cumprindo cronograma estipulado para que problemas maiores possam ser evitados.

Texto: Henrique Janoti
imprensa@semasa.sp.gov.br / 4433-9659
Fotos: Divulgação/Semasa

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.