Semasa revitaliza ponto de descarte irregular na avenida dos Estados

Com requalificação de local no núcleo Metalúrgica, autarquia espera economizar recursos que seriam gastos com limpeza da área

Santo André, 17 de março de 2021 – Seguindo com as ações que visam combater o descarte irregular de resíduos na cidade e melhorar o aspecto urbano dos bairros, o Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) realizou a revitalização de mais um ponto que sofria com o despejo ilegal de lixo, desta vez localizado na avenida dos Estados – próximo à rua Telavive –, junto ao núcleo Metalúrgica. Os serviços foram feitos com o apoio da Prefeitura de Santo André.

A ação consistiu na adequação do passeio público e implantação de pequena área verde linear, com plantio de 16 mudas de espécies da Mata Atlântica. Com a intervenção, a autarquia espera coibir a prática do descarte irregular no local, o que deve reduzir os gastos com a limpeza constante da área. Ainda serão colocadas placas proibitivas e será realizada ação orientativa junto aos moradores do entorno, a partir desta quinta-feira (18).

Em 2020, as equipes realizaram 215 viagens para remoção das cerca de 600 toneladas de detritos dispostos de forma ilegal, ao custo de aproximadamente R$ 120,5 mil.

No ano passado, o Semasa conseguiu eliminar seis pontos que sofriam com este tipo de crime ambiental. Atualmente, a autarquia contabiliza 50 pontos que sofrem com o descarte irregular de resíduos.

O descarte irregular de lixo é um crime ambiental passível de multa e até mesmo detenção. A multa pode chegar a 10 mil FMPs (Fator Monetário Padrão), o equivalente hoje a R$ 42.925,00. A população pode e deve denunciar esta prática ao Semasa, que conta com o apoio dos moradores para realizar flagrantes. As denúncias podem ser feitas pelo site (www.semasa.sp.gov.br), pelo Fale Conosco (também disponível pelo site) ou ainda pelo Facebook da autarquia.

| Texto: Paloma Alvarez
| imprensa@semasa.sp.gov.br / 4433-9659
| Fotos: Divulgação/Semasa

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *