Tablets agilizam trabalho das equipes de drenagem do Semasa

Equipamentos passaram a substituir o uso de papel em vistorias e serviços

Santo André, 8 de dezembro de 2020 – Para facilitar o trabalho em campo realizado por técnicos e engenheiros da equipe de drenagem do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), os funcionários da autarquia agora contam com tablets com acesso a todo o cadastro da rede de águas pluviais da cidade.

Em tempo real e sem uso de papel, os técnicos conseguem consultar as informações completas sobre a extensão de uma tubulação, quantidade de bocas de lobo em determinada área e localização de poços de visita.

Antes, a cada serviço, as equipes tinham de levar o cadastro impresso até o local de execução dos trabalhos. Os tablets permitem agilizar os atendimentos e facilitar o acesso a informações. Além disso, por meio do cadastro digitalizado é possível também consultar se há alguma interferência no local, como redes de água e esgoto, por exemplo.

A equipe do Semasa tem realizado vistorias em conjunto com os engenheiros responsáveis pelas obras do Complexo Cassaquera e os tablets já têm sido utilizados nas verificações.

Atualmente, Santo André conta com cerca de 450 km de redes de drenagem. O sistema é composto por galerias de águas pluviais, piscinões, microrreservatórios, bocas de lobo e de leão; ralos, grelhas e escadas hidráulicas. Também fazem parte os vários córregos do município, além do Rio Tamanduateí.

O Semasa é a autarquia responsável pela gestão dos serviços de drenagem de Santo André, realizando serviços e obras para garantir o escoamento das águas de chuva, minimizando os efeitos de possíveis alagamentos.

Texto: Paloma Alvarez
imprensa@semasa.sp.gov.br / 4433-9659
Fotos: Divulgação/Semasa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.