Universidades brasileiras se unem para descobrir efeitos da Covid-19 na pele

Estudo é realizado pela Medicina ABC, em parceria com outras quatro universidades e com apoio da Sociedade Brasileira de Dermatologia

Fadiga, depressão, dificuldade de concentração, dores intensas. Além dos efeitos no pulmão, cérebro e coração já relatados em diferentes estudos, a infecção pelo novo coronavírus também pode se manifestar na derme. Por isso, pesquisadores de cinco universidades brasileiras se uniram para investigar os efeitos do pós-Covid na pele: Centro Universitário Faculdade de Medicina do ABC (FMABC), Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), Faculdade de Medicina da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Universidade Federal de Goiás (UFG) e Universidade do Estado do Amazonas (UEA).

A pesquisa tem apoio da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) e consiste em uma enquete on-line, que busca descobrir como se comportaram as manifestações dermatológicas após a infecção pelo novo coronavírus e a repercussão da Covid-19 em pacientes com doenças inflamatórias crônicas, como hidradenite supurativa, urticária, psoríase, dermatite atópica, hanseníase, entre outras.

A colaboração com o estudo “Aspectos cutâneos da síndrome pós-Covid” é feita de maneira anônima pelo site https://bit.ly/3tyseVk e o preenchimento do questionário leva menos de 5 minutos. Não há necessidade inserção de dados ou identificação pessoal (com informações da SBD e PUCPR).

Informações à Imprensa

Comunicação FUABC-FMABC

(11) 2666-5430

www.fuabc.org.br – www.fmabc.br

“As informações contidas e as anexadas a esta comunicação podem ser confidenciais, legalmente privilegiadas, ou ter de outra forma protegida a sua divulgação, sendo exclusivamente para o uso do(s) seu(s) destinatário(s), Se você não for o destinatário previsto desta comunicação, queira por gentileza excluir e destruir todas as cópias e seu poder, notifique o remetente que você recebeu esta comunicação por engano e esteja ciente de que a leitura ou divulgação bem como a adoção de qualquer ação baseada nesta comunicação estão expressamente proibidos. Qualquer conteúdo que não esteja relacionado à Fundação do ABC reflete apenas as opiniões do remetente, não as da instituição. Obrigado pela leitura.”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.