Cidades

São Bernardo dá passo para instalar 1º Serviço de Acolhimento para Pessoas Idosas – 2026-02-14 00:56:02

Tempo estimado de leitura: 3 minutos

São Bernardo dá passo para instalar 1º Serviço de Acolhimento para Pessoas Idosas – 2026-02-14 00:56:02 – 2026-02-14 00:56:02

São Bernardo dá passo para instalar 1º Serviço de Acolhimento para Pessoas Idosas
São Bernardo dá passo para instalar 1º Serviço de Acolhimento para Pessoas Idosas; Obras começam na segunda-feira. Foto: Divulgação

 

A Prefeitura de São Bernardo avançou no projeto para implantação do primeiro Serviço de Acolhimento para Pessoas Idosas da cidade. Prédio antes abandonado situado no bairro Planalto irá receber equipamento público inédito no município. O prefeito Marcelo Lima compareceu na noite desta sexta-feira (13/2) no local para vistoria técnica. O espaço, de quase 1.000 metros quadrados, passará por ampla reforma, planejada para oferecer acolhimento permanente humanizado, estrutura adequada ao público-alvo e atendimento com equipe técnica qualificada, com cerca de 40 profissionais.

O atendimento é voltado a pacientes com grau III de dependência, o que indica estado severo ou de alta dependência e que exige cuidados intensivos, de longa permanência. O equipamento, primeiro do Grande ABC, terá trabalho conjunto das áreas de saúde no atendimento aos pacientes, e social, que prestará auxílio também às famílias das pessoas internadas. A ordem de serviço para início das obras deve acontecer ainda em fevereiro, e a previsão de entrega do novo equipamento até meados de julho.

“Garantir dignidade e cuidado à população idosa é uma prioridade da nossa gestão, que tem ampliado a rede de proteção social e a rede de atendimento especializado. O novo equipamento terá estrutura adequada para realizar atendimento da melhor qualidade e humanizado, com todo o carinho e atenção que nossa população merece. Esse investimento amplia a rede de atendimento socioassistencial e fortalece a política municipal de cuidado integral com a pessoa idosa, acompanhando o crescimento dessa população na cidade”, frisou o prefeito Marcelo Lima.

COMPROMISSO

A implantação da estrutura do equipamento significa o cumprimento de mais um dos compromissos assumidos pelo prefeito Marcelo Lima no Plano de Governo, que desde o início da gestão, em janeiro de 2025, tem implementado ações e políticas públicas destinadas a reforçar o atendimento à população idosa. Cabe frisar que o País tem registrado quadro crescente de envelhecimento a cada ano, o que implica em aumento das demandas por cuidados sociais impostos pela incapacidade física e cognitiva, somada à vulnerabilidade de muitas das famílias dessas pessoas.

“A realidade presente no município justifica a necessidade de ampliação do serviço de acolhimento para idosos, especialmente com grau de dependência III, que possa acolher com qualidade e dignidade a população idosa que se encontra em situação de risco social, sem autonomia para o atendimento das atividades da vida diária, com vínculos familiares fragilizados ou inexistentes”, descreve trecho do edital de chamamento público para seleção da instituição que será a responsável pela operação do equipamento.

A agenda de vistoria do chefe do Executivo contou com a presença dos secretários municipais de Desenvolvimento Social e Cidadania, Henrique Kabeça, de Projetos e Obras, Ronald França, responsável pelo projeto e acompanhamento da reforma, e do adjunto de Saúde, Romero Lima. As intervenções têm por objetivo adequar o espaço ao funcionamento da unidade, incluindo instalações elétricas, hidráulicas, rede de dados e sistema de combate a incêndio, com obtenção do AVCB (Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros).

Prédio antes abandonado no bairro Planalto irá abrigar equipamento público inédito na cidade, com capacidade para 40 pessoas idosas
Marcelo Lima dez vistoria em prédio antes abandonado no bairro Planalto que irá abrigar equipamento público inédito na cidade, com capacidade para 40 pessoas idosas. Foto: Divulgação

REFORMA DO ESPAÇO

A reestruturação e revitalização do prédio, que será totalmente adaptado às normas de acessibilidade, englobarão todo o complexo, distribuído em 10 quartos com sanitários acessíveis, com total de 40 leitos; duas salas de enfermagem; farmácia; recepção e administração;  sala de atendimento individualizado; terraço coberto de estar; espaço ecumênico; terraço descoberto (solário); sala de manipulação de sonda; sala de equipe técnica; refeitório; sala de estar; cozinha com despensa; lavanderia; almoxarifado; roupeiros; e dois vestiários de funcionários.

A intervenção se dará em parceria com a iniciativa privada. O investimento, baseado em um EIV (Estudo de Impacto de Vizinhança), destinará R$ 1,4 milhão na reforma do prédio que abrigará o futuro Serviço de Acolhimento Institucional para Pessoas Idosas.

O post São Bernardo dá passo para instalar 1º Serviço de Acolhimento para Pessoas Idosas apareceu primeiro em ABCD Jornal.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *