Câmara de São Bernardo aprova projeto que dá nome de Bruno Covas à Fábrica de Cultura

Proposta de homenagem recebeu 21 votos favoráveis entre os 28 vereadores da cidade e foi sancionada pelo prefeito Orlando Morando (PSDB) nesta quarta (19).

A Câmara Municipal de São Bernardo do Campo, na Grande São Paulo, aprovou nesta quarta-feira (19) um projeto de lei que dá o nome de Bruno Covas à Fábrica de Cultura instalada na cidade desde o ano passado.

A proposta foi uma iniciativa do prefeito da cidade, Orlando Morando, que é do mesmo partido do ex-prefeito de SP, o PSDB, e recebeu 21 votos favoráveis entre os 28 vereadores da cidade.

Com a aprovação, o edifício situado na Avenida Pereira Barreto, esquina com a Avenida Armando Ítalo Setti, no Centro, passa a se chamar “Fábrica de Cultura Bruno Covas”, mesmo sendo um programa gerido pela Secretaria Estadual de Cultura de SP.

Segundo o prefeito tucano, o órgão do governo paulista deu anuência para a nova nomenclatura do espaço.

Bruno Covas, em foto de 19 de novembro de 2020. — Foto: Valéria Gonçalvez/Estadão Conteúdo/Arquivo

Bruno Covas, em foto de 19 de novembro de 2020. — Foto: Valéria Gonçalvez/Estadão Conteúdo/Arquivo

Bruno Covas foi prefeito de São Paulo entre 2019 e 2021 e faleceu no último domingo (16), em virtude de um câncer no sistema digestivo. Ele estava internado desde 2 de maio no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, quando se licenciou do cargo para tratar a doença. Ele deixa um filho de 15 anos.

A proposta de nome não agradou todos os munícipes de São Bernardo, que reclamaram nas redes sociais que, apesar de ter sido homem público, Bruno Covas não tinha ligações muito próximas com São Bernardo do Campo, além das relações sociais de amizade com o prefeito Orlando Morando.

O prefeito de São Bernardo justificou a homenagem dizendo que Bruno Covas “trabalhou e se dedicou, ao longo de sua vida pública, em muitas ações para a Cultura e aos jovens”.

“Tomei a decisão neste momento e vou encaminhar amanhã à Câmara Municipal um projeto de Lei para que a nossa Fábrica de Cultura tenha o nome do ex-prefeito e meu amigo, Bruno Covas. Uma pessoa que trabalhou e se dedicou, ao longo de sua vida pública, em muitas ações para a Cultura e aos jovens. Adicionar o nome de Bruno Covas é fortalecer a importância da nossa Fábrica de Cultura para o futuro dos nossos jovens”, disse Morando.

Bruno Covas e Orlando Morando (PSDB) no aniversário de 39 anos do ex-prefeito de SP, morto no domingo (16), por causa de um câncer. — Foto: Acervo pessoal.

Bruno Covas e Orlando Morando (PSDB) no aniversário de 39 anos do ex-prefeito de SP, morto no domingo (16), por causa de um câncer. — Foto: Acervo pessoal.

Após a aprovação na Câmara, o projeto foi sancionado por Orlando Morando na tarde desta mesma quarta-feira (19), em cerimônia na sede da Prefeitura de São Bernardo do Campo.

Além da Fábrica de Cultura com o sobrenome de Covas, a cidade de São Bernardo conta também com um viaduto que leva o nome do avô do ex-prefeito de SP, Mário Covas, que morreu em 2001, também vítima de um câncer.

Fonte:
https://g1.globo.com/sp/sao-paulo/noticia/2021/05/19/camara-de-sao-bernardo-aprova-projeto-que-da-nome-de-bruno-covas-a-fabrica-de-cultura-do-municipio-da-grande-sp.ghtml

Foto:
Proposta de fachada na Fábrica de Cultura de São Bernardo do Campo, na Grande SP, que receberá o nome do ex-prefeito Bruno Covas, de SP. — Foto: Reprodução/Redes Sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.