Grupo teatral de São Bernardo leva o público jovem para dançar em pista de dança virtual

Adaptação inédita do espetáculo “A cigana, o palhaço e o astronauta – A FESTA” para o ambiente virtual, convida o público a extravasar o turbilhão de sentimentos e aquilo que o inquieta com relação ao momento atual, refletindo sobre suas histórias pessoais e seus ritos de passagem. 

Peça de teatro jovem convida o público a interagir com personagens durante uma grande festa virtual

Até o dia 23 de abril de 2021, o Coletivo MENELÃO de Teatro – grupo de São Bernardo do Campo (SP) – realiza a temporada virtual de estreia de “A cigana, o palhaço e o astronauta – A FESTA”, uma espécie de “farra-espetáculo-digital” que convida o público a dançar e extravasar o que está sentindo nestes tempos de isolamento social.

A peça interativa “A cigana, o palhaço e o astronauta – A FESTA” usa a linguagem contemporânea para fazer dar o tom de uma grande festa virtual, conduzindo o público a cenas que se alternam na pista de dança, a partir do ponto de vista de três personagens diferentes: a cigana, o palhaço e o astronauta.

Inspirada no texto “Balada de Um Palhaço”, de Plínio Marcos, a peça parte da investigação do universo da personagem Bobo Plin, um palhaço que procura se libertar das mazelas que o prendem a um circo falido e a um parceiro de cena ranzinza e avarento, para ir em busca de sua alma.

Junto com a cigana, que dança e se envolve pelos mistérios do tempo, e o astronauta, com suas partidas definitivas para o espaço, o palhaço integra o trio que conduz esta experiência-espetáculo.

Como se três peças acontecessem ao mesmo tempo, cada pessoa da plateia acompanha apenas uma das personagens e seu ponto de vista, promovendo experiências distintas em cada pessoa espectadora, que será instigada a desvendar pistas durante diálogos que transitam entre passado, presente e futuro.

“Queremos proporcionar uma experiência aprofundada com o teatro digital, onde o público é capaz de criar a trajetória de sua própria festa, seguindo o ponto de vista de um palhaço, de uma cigana ou de um astronauta”, comenta o Coletivo MENELÃO.

O espetáculo começa com a Balada Temporal – uma festa de ‘pós-despedida’ via Zoom na qual o público, embalado por uma DJ ao vivo, é convidado a dançar e se divertir após o grand finale. Uma espécie de transe entre o momento em que um adeus foi dito e o amanhã que ainda não chegou.

“Aquele momento suspenso, onde uma despedida está acontecendo e já reconhecemos que um novo ciclo está iniciando. Aquela virada de chave onde detectamos as perspectivas que nos farão seguir em frente. O que vem depois de um adeus e que é capaz de nos impulsionar a recomeçar?”, explica o grupo.

Na adaptação inédita para a internet do espetáculo “A cigana, o palhaço e o astronauta – A FESTA” , o  Coletivo MENELÃO traz reflexão do tema “despedidas” – fio condutor deste processo de criação – para a complexidade do momento atual, em razão da pandemia da COVID-19.

“Entendemos que é um assunto que qualquer pessoa pode ter que se relacionar nesse momento, em diferentes perspectivas. Um mundo em despedida: o adeus às velhas rotinas, aos velhos hábitos, aos encontros, aos sistemas vigentes que precisam de mudanças urgentes, adeus às pessoas… Queremos sublimar o outro lado da moeda do adeus: o encontro. Pensar junto com o público sobre os afetos e sobre quais são as reais possibilidades de encontro nesses tempos difíceis”, finaliza o grupo.

Quarto espetáculo do grupo, “A cigana, o palhaço e o astronauta – A FESTA” teve sua pré-estreia presencial em 2020 e foi adaptado para o formato digital em razão da pandemia da COVID-19. Integrou a programação Cenas Centrífugas Entreato (SESC Santo André) e agora inicia nova temporada através da Plataforma Zoom. Os ingressos podem ser retirados gratuitamente através da plataforma Sympla.

As ações são contempladas pelo Edital PROAC Expresso Lei Aldir Blanc 36/2020, pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa do governo do Estado de São Paulo.

Mais informações em: https://www.facebook.com/coletivomenelao ou @coletivomenelao no Instagram.

FICHA TÉCNICA:
Concepção: Coletivo MENELÃO | Elenco: Caroline Varani, Denise Hyginio e Raffael Santos | Orientação: Claudia Jordão | Dramaturgismo: Denise Hyginio | DJ e Sonoplastia: Mica Matos | Design Gráfico: LAH Estudio | Iluminação: Nicholas Duran | Assessoria de Imprensa: Luciana Gandelini | Produção e Audiovisual: Berenice Filmes

SERVIÇO: 

A cigana, o palhaço e o astronauta – A FESTA

Sinopse: Festa: Celebração, divertimento, farra, bagunça, afago. Lugar onde é possível comemorar os encontros e também as despedidas.

Em algum canto da pista de dança ou de uma janela de zoom, entre as batidas de uma música e uma risada frouxa, escondidos sob as luzes neon podemos encontrá-los: uma cigana, um palhaço e um astronauta. A partir deste encontro extraordinário, é possível que acontecimentos ainda mais extraordinários aconteçam dentro do peito.

Nesta nova adaptação, o Coletivo MENELÃO faz um convite para que nos tornemos outro alguém, ao menos por uma noite, durante esta farra-espetáculo-digital!
Quando: 02, 09, 10, 11, 13, 16, 20 e 23 de abril de 2021

Horários: Terças-feiras às 21h00, Sextas-feiras e Sábados às 23h00 e Domingos às 16h00

Ingressos disponíveis pela plataforma Sympla no esquema pague quanto quiser e se quiser

Link: www.sympla.com.br/coletivomenelao

Classificação: 14 anos.

Duração: 90 minutos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *