Termos surgidos na pandemia são pauta de discussão em live promovida pela Faculdade de São Bernardo.

O que são Neologismos? Por que isso virou uma pauta tão importante? E qual é a relação disso com a pandemia de COVID- 19 As respostas a essas perguntas você encontrará na live “A Língua Portuguesa em tempos de Pandemia” com a participação de Dra. Ana Maria R. de Jesus (UFES) e Dra. Elenice A. Costa (USP), ambas especialistas em lexicologia. A live é aberta ao público e pode ser acompanhada pelo canal da instituição no YouTube. Na ocasião será lançado o Minidicionário da Língua Portuguesa em Tempos de Pandemia, elaborado pelos estudantes do primeiro semestre do curso de Letras da FASB.

No dia 17 de maio de 2021, às 19h30, será realizado um evento online, promovido pela FASB – Faculdade de São Bernardo – como parte da comemoração de 50 anos da instituição e parte de seu circuito de palestras FASB talks.

A transmissão do evento será realizada no canal da instituição no YouTube (Webinar – A Língua Portuguesa em Tempos de Pandemia: Neologismos e Criatividade Lexical), terá a duração programada de uma hora e é aberta a todo o público interessado em entender como funcionam os processos de criação e ressignificação de palavras: os neologismos.

A pandemia e, por conseguinte, o isolamento entre as pessoas modificaram nosso cotidiano. Novas práticas surgiram em consequência desse momento. Como a Língua Portuguesa refrata essa nova realidade é o que se pretende discutir neste webinário.

As convidadas da instituição são as professoras doutoras Ana Maria R. De Jesus e Elenice Alves da Costa, que abordarão os principais processos de formação dos neologismos decorrentes de termos do domínio da pandemia e a produtividade lexical metafórica surgida neste contexto. A palestra será mediada pelo professor da FASB, Murilo Jardelino.

A professora Dra. Ana Maria Ribeiro de Jesus (USP/UFES) é Doutora em Letras (Lexicologia e Terminologia do Português) pela Universidade de São Paulo. Professora do Departamento de Línguas e Letras da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), na área de Linguística.

Coordenadora dos projetos “Estudos lexicais, neologia e cultura digital” e “Neoscópio – Laboratório de neologismos”.

A professora Elenice Alves da Costa, Doutora em Filologia e Língua Portuguesa pela FFLCH-USP. Professora da Universidade Nove de Julho. Membro dos Grupos de Pesquisa: Projeto TermNeo (Observatório de Neologismos do Português Brasileiro Contemporâneo) – FFLCH/USP, Português Língua Estrangeira – IP / PUC-SP – Instituto de Pesquisas Linguísticas “SEDES SAPIENTIAE” para Estudos de Português (NUPPLE) e do COMINTER – Tradução Comunitária na vertente do ensino de Português para Falantes de Outras Línguas (PFOL).

Na ocasião haverá o lançamento do “Minidicionário da Língua Portuguesa em Tempos de Pandemia”, desenvolvido pelos estudantes do primeiro semestre do curso de Letras da FASB, que organizaram e catalogaram os neologismos que surgiram devido à pandemia de Covid-19, além de termos que migraram do discurso científico para a língua do cotidiano.

O dicionário foi desenvolvido por ocasião das discussões sobre os aspectos morfológicos da língua portuguesa, tópico da disciplina Introdução aos Estudos da Linguagem, ministrada pelo professor Murilo Jardelino, mediador do encontro.

Para produzir o minidicionário, os estudantes realizaram todo o processo de pesquisa, coleta e confecção dos verbetes. Além disso, foram introduzidos a questões básicas de redação, revisão, editoração, diagramação e design gráfico. No dicionário, o leitor encontrará verbetes referentes aos neologismos incorporados à língua portuguesa durante o período da pandemia e que perduram até os dias de hoje no vocabulário do brasileiro, como é o caso das palavras “quarentenner”, “quarentreino” e “quarantite”. Esta primeira edição do minidicionário será um registro histórico tanto pelo contexto em que nos encontramos quanto pela produção inédita promovida pela faculdade em comemoração aos seus 50 anos.

Sobre a FASB

A FASB – Faculdade de São Bernardo – comemora os seus 50 anos neste mês e é reconhecida, principalmente, pela excelência dos seus cursos de Letras, Pedagogia e Química. A instituição está localizada no Centro em São Bernardo do Campo (SP).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.